Há tanto o que se falar sobre literatura... grandes obras, grandes autores, e é nesse mesmo contexto que dedico esse texto ao excelente livro de Kim Edwards, O Guardião de Memórias, essa magnífica obra apesar de se tratar de uma ficção é tão rica em detalhes que é difícil não mergulhar nela e visualizar seus personagens, imaginando se alguma vez tal história realmente não aconteceu.
O livro conta sobre a vida do médico, dr. Henry, que após sua esposa dar a luz a gêmeos, um menino saudável e uma menina com Síndrome de Down, resolve entregar a menina a adoção motivado pela dor e sofrimento que guardava do seu passado, mas a ausência da filha cercada de mentiras por ele criadas acabou por destruir sua vida e sua família.
A história começa a ser contada no ano de 1964, o desconhecimento e ignorância da doença ainda existia. O livro conta sobre duas famílias paralelas, a de Henry e de Caroline, mãe adotiva de Phoebe: de um lado o desprezo, amargura e vazio de uma vida que a mentira corroeu, de outro luta e perseverança por uma filha que lhe deu de novo a vida.
O Guardião de Memórias é uma obra que mostra que para se tornar um best seller não é preciso criar seres mitológicos ou desvendar uma sociedade secreta, uma simples vida do jeito que ela é, já é uma grande história.
Comentários
Postar um comentário