Do alto, o Cacique Guairacá observa a cidade. Imortalizado em bronze, junto ao seu lobo, ele vigia os moradores e dá boas vindas aos visitantes. Sem dúvida ele é o símbolo de Guarapuava, que traz suas raízes indígenas estampadas até no nome.
Uma das vertentes históricas, afirma que o Cacique Guairacá, viveu por estas terras em meados do século XVII. Nessa época, o tratado de Tordesilhas dividia a América do Sul ao meio (ou nem tanto) e Guarapuava se situava em terras espanholas. E como toda grande colonização desta época, havia a opressão indígena – seja a escravização por armas ou pela catequização, tiveram sua cultura esmagada pelo cristianismo europeu.
E também como no Brasil inteiro, houve resistência por parte dos índios. Mas ao contrário do resto da América, aqui tinha o Cacique Guairacá, que complicou muito a vida dos colonizadores.
Armado com lanças e arco e flecha, ele comandou embates aos berros de “CO IVI OGUERECO YARA!” (ou “Esta terra tem dono”). E obteve sucesso na maioria das empreitadas. A história relata que por cinco vezes o poderoso exército do governo paraguaio foi derrotado pelos índios, e em todas elas, despontou a figura lendária do “grande chefe das doze aldeias”, o Cacique Guairacá.
Para carimbar de vez essa história, em 19 de abril de 1978 a prefeitura de Guarapuava inaugurou a estatua do Cacique. O monumento foi idealizado pelo ex-deputado Antônio Lustosa de Oliveira e erguido na “antiga” entrada da cidade (hoje em dia, a cidade cresceu e a entrada está bem longe do índio).
Durante a festividade que marcou o dia do índio daquele ano, também houve um jogo de futebol entre o time da Reserva das Marrecas e o Guairacá Esporte Clube. Quem ganhou a partida? Depende de quem conta a história. Mas, sabemos que o grande vencedor é o guarapuavano que ganhou essa lembrança do passado, e toda vez que passar pela rotatória pode se lembrar e se orgulhar do passado de sua cidade.
Só para lembrar, o Cacique Guairacá não está "junto ao seu cachorro", mas sim "junto ao lobo guará" animal histórico da região.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tóme
ResponderExcluirCachorro ??? kkkkk essa foi forte !
ResponderExcluir