Jogos
interativos incentivam crianças e adolescentes a práticas esportivas
Os avanços
tecnológicos sempre foram vistos como vilões para a saúde, pois levariam ao
sedentarismo e ao ócio. Entretanto, as exigências do mundo atual, na área de
saúde e estética, impulsionaram o mercado, fazendo que novos investimentos
fossem realizados. Um desses instrumentos é o videogame XBOX, produzido pela
Microsoft e que teve seu primeiro projeto iniciado em 1999, sendo lançado
oficialmente em 2001, desde então o console já está em sua sétima geração.
XBOX é uma
grande inovação no que tange aos videogames, uma vez que, para utilizá-lo , não há controles ou mouses, os jogos
são movimentados pelo próprio corpo. O que faz cair por terra uma das
principais críticas realizadas, que as crianças e jovens ficavam simplesmente
sentados movimentando apenas os dedos. Era comum ouvir mães gritando com seus
filhos: sai da frente
Em Pinhão,
o videogame é utilizado para motivar adolescentes e crianças na prática
esportiva, Sandro Lustosa de Camargo, fisioterapeuta, utiliza o recurso desde
meados de 2011, e se mostra contente com os resultados. “Isso dá uma motivação
extra para a criança vir para academia, ele está gastando as calorias sem
perceber, enquanto faz uma atividade lúdica, está brincando”.
O discurso
que prega a saúde e estética, elevados à perfeição, e associados aos da
tecnologia, são muito fortes atualmente, tendo como grande divulgadora a mídia.
Todavia, para além do aspecto mercadológico, que impulsiona ambos os discursos,
vê-se o lado positivo, que é, justamente, tirar as pessoas de situações cômodas
e ociosas, dando-lhes a satisfação que é proporcionada pela prática esportiva.
Jean Patrik Soares
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