A grande maioria dos meninos tem ou já tiveram o sonho de ser um jogador de futebol. O esporte faz parte da cultura do nosso país e, desde pequenas, as crianças sonham com o que ele pode proporcionar.
João Paulo Kuspioski, goleiro sub-20 do Flamengo, Tiago Machowski, goleiro sub- 20 do Grêmio, e Alexandre Gralak, zagueiro do Caxias, são três representantes da cidade de Irati, localizada há 105 Km de Guarapuava, que tiveram a oportunidade de realizar seus sonhos dentro das quatro linhas.
Machowski defende a categoria de base do Grêmio há 6 anos, já se sagrou campeão da 11ª Copa Internacional do Mediterrâneo, com a camisa amarela da seleção brasileira sub-18. Atuou pelo profissional no campeonato Gauchão e foi convocado para a Seleção brasileira Sub-20, entre outras atuações. Atualmente, Tiago teve mais uma grande oportunidade, foi escolhido para disputar a principal competição da América Latina, a Libertadores.
Alexandre Gralak |
Alexandre Gralak, também defende um time gaúcho, Caxias, atuando como zagueiro. Pelo time, disputou o Campeonato Gaúcho e o Campeonato Brasileiro da série C. Teve passagens pelo Avaí, de Santa Catarina; pelo time gaúcho, Brasil de Farroupilha; Arapongas, time que carrega o nome da cidade e, já saiu do Brasil, atuou no Admira Wacker, na Áustria.
O amor pelo esporte já vem de família, para os amantes de futebol, o sobrenome do Alexandre não é estranho. O popular e lembrado zagueiro Gralak, natural da cidade de Rebouças, localizada nas proximidades de Irati, é tio do jovem goleiro do Caxias. Conhecido pelo chute forte, Gralak se destacou nos anos de 1990, defendeu clubes como o Corinthians, Coritiba, Paraná e Boardeux, time francês. O tio serviu como espelho para Alexandre, “Tive um exemplo na minha família, meu tio foi jogador e teve seu sucesso por onde passou. O exemplo dele serviu para me motivar e ter a certeza de que ser jogador de futebol é o que eu sempre quis ser”, conta o atleta.
Diferente de Tiago e Alexandre, que se deslocaram para o Rio Grande do Sul, o atleta João Paulo deixou Irati para enfrentar o calor da Cidade Maravilhosa. Defendeu o time Serra Macaense, no Campeonato Carioca da série B e na OPG, Otavio Pinto Guimarães. Após a oportunidade e o grande desempenho no Serra Macaense, o centro de treinamentos do Flamengo, também localizado no Rio de Janeiro, abriu as portas para João.
João Paulo Kuspiosz |
Os três atletas já tiveram passagem pelo Iraty Sporte Club, time da cidade de Irati, que, atualmente, encontra-se desativado. O Azulão, assim conhecido pela sua torcida, não foi sede só do João, do Machowski e do Alexandre, mas também teve estrelas como Mauricio Ramos, ex- jogador do Palmeiras e atual zagueiro do time Al Sharjah, localizado nos Emirados Árabes. O atual contratado pelo Corinthians, Bruno Corsini, também já pisou nos gramados do Estádio Emilio Gomes, em Irati. Assim como o Wendell, jogador do Grêmio, Paulo Miranda, atleta do São Paulo e muitos outros tiveram experiência de jogar na pacata cidade do interior que, hoje, desperta saudade nos atletas iratienses, “Já morei em vários lugares e até fora do país, mas sempre tem um gosto especial voltar pra minha terra”, diz Alexandre.
Para aqueles que ainda possuem a vontade de ser um jogador de futebol, João Paulo afirma, “Nunca desista dos seus sonhos, sempre mantenha os pés no chão, mas nunca desista, pois o que te leva à frente são seus sonhos. Acredite em você, acredite no seu potencial e lute sempre, pois só com muito empenho e trabalho você irá conseguir chegar onde você almeja ”.
Texto: Amanda Bastos Maciel
Comentários
Postar um comentário