Na semana de 21 de abril a Unicentro, campus Santa Cruz, recebeu uma exposição fotográfica produzida por Denise Moletta, fotógrafa e estudante do ultimo período de Publicidade e Propaganda. A exposição se intitula Pequenos Kaingang e trata de imagens feitas durante três anos em rodoviárias de três diferentes cidades: Guarapuava, Prudentópolis e Irati.
Esses espaços revelam muito da identidade das tribos Kaigangs, que normalmente ficam alojadas em lugares públicos e sem comodidades. As capturas abordam a infância nessa tribo e como os pequeninos conseguem, ainda em meio a dificuldades, sorrir e brincar tranquilamente. A fotógrafa diz que a paixão pela cultura indígena interferiu no processo, deixando essas crianças em destaque em meio a tantos rostos e movimento.
A exposição se encontra no saguão principal do campus e chama muito a atenção, pela temática e pela escolha na padronização em preto e branco. Padronização esta que remete ao passado, conceituando ainda mais a importância indígena em nosso meio, trazendo memórias históricas e também de rotina, nas quais o índio se encontra sempre às beiras da vontade dos homens “brancos”. Denise consegue unir essas memórias fortes e presentes na nossa sociedade ao destacar crianças da tribo de uma forma muito profunda: valorizando seus olhares. Nos pequenos fragmentos da história dessas crianças, podemos perceber o tema da mesma forma que a fotógrafa e repensar nossa visão e percepção quanto aos pequenos nativos.
Texto e foto: Camila Germano Barp.
Comentários
Postar um comentário