26.8.11

Capoeira é arte, luta, cultura e vida



A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. Ela foi desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos como esperança de liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido, totalmente desequipado, pudesse sobreviver fora dos quilombos.

Uma arte marcial caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, como chutes, rasteiras e acrobacias e uma característica distinta: a musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.

Hoje, símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias, de resistência à opressão, a capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro. Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e tem atraído dezenas alunos de todos os continentes, que se esforçam em aprender a língua portuguesa para melhor se envolver com a luta.

Com uma história de resistência, sonhos e liberdade, a capoeira nasceu, e hoje ela faz novos adeptos todos os dias de todos os cantos do mundo, ensinando não apenas uma arte marcial, mas um pouco da cultura do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |