17.9.11

Modos de falar

As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. O português, como se sabe, imperou sobre os outros idiomas que chegaram aqui, mas sofreu influências do holandês, do espanhol, do alemão, do italiano, entre outros.

            A partir do século XIX, houve uma grande transformação no cenário de imigração brasileiro. Dom Pedro II cedeu um aval para a entrada de estrangeiros no país, visando o povoamento do Brasil, a partir dai houve grande imigração de europeus e asiáticos que temperaram a base portuguesa, surgindo o atual conjunto de sotaques.

É só reparar o sotaque e a região para lembrar os vários imigrantes que contribuíram para a história do país. No Sul, os alemães, italianos e outros povos vindos do leste europeu. No Rio Grande do Sul, acrescenta-se a estes a influência dos países de fronteira, de língua espanhola. São Paulo e sua grande comunidade italiana, misturada a pessoas vindas de várias partes do Brasil e do mundo; Pernambuco e os holandeses dos tempos de Mauricio de Nassau. Os exemplos são muitos e provam que os sotaques são parte da história da formação do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |