Pular para o conteúdo principal

A Noviça Rebelde: filme vencedor de cinco Oscars

Com essa informação não precisaria nem escrever o quanto o filme é bom


O filme The Sound of Music ou a Noviça Rebelde (título no Brasil) é um belíssimo filme dirigido por ninguém menos que Robert Wise, diretor do fabuloso longa Cidadão Kane.

O filme foi indicado para 10 Oscars, ganhando cinco deles. O resto dos indicados do Academy Awards de 1965 não tiveram chance perto desse maravilhoso filme que teve uma trilha sonora simplesmente perfeita e Julie Andrews como protagonista.



Em minha opinião a Noviça Rebelde é um dos filmes que não deveria faltar em nenhuma lista dos melhores filmes já feitos, e para quem está curioso em saber o porquê ele está sendo tão elogiado aqui no Gorpa Cult, explico o enredo:
Na Áustria de 1930, uma jovem mulher chamada Maria está para fracassar em sua tentativa de se tornar freira. Quando o capitão da Marinha Georg Von Trapp escreve ao convento solicitando uma governanta que pode lidar com seus sete filhos travessos, Maria é enviada. A mulher do capitão está morta, e as crianças são infelizes pela frequente ausência do pai. Quando Maria chega, ela é inicialmente recebida com desgosto, mas sua bondade, compressão e senso de humor logo fazem com que as crianças mudem seu comportamento com relação a ela, deixando que a alegria faça parte dos seus dias.

Eventualmente, o capitão e Maria se apaixonam, apesar de Georg já está noivo de uma baronesa e Maria ainda ser uma postulante. O romance faz com que os dois começam a questionar as decisões que eles fizeram. E daí para frente, nem tudo na vida da família será fácil, pois quando os nazistas dominam a Áustria, o capitão é convocado para servir na marinha alemã. A família decide então, fugir através da fronteira para não se aliar ao nazismo.

Quem ficou curioso e quer assistir A Noviça Rebelde, garanto que não vai se arrepender.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO DA OBRA "VÁRIAS HISTÓRIAS", DE MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de família pobre e mulato, sofreu preconceito, e  perdeu a mãe na infância, sendo criado pela madrasta. Apesar das adversidades, conseguiu se instruir. Em 1856 entrou como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional. Posteriormente atuou como revisor, colaborou com várias revistas e jornais, e trabalhou como funcionário público. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Algumas de suas obras são Memórias Póstumas de Brás Cubas , Quincas Borba , O Alienista , Helena , Dom Casmurro e Memorial de Aires . Faleceu em 29 de setembro de 1908. Contexto Histórico Várias histórias foi publicado em 1896, fazendo parte do período realista de Machado de Assis. Os contos da obra são profundamente marcados pela análise psicológica das personagens, além da erudição e intertextualidade que transparecem, como por ex., referências à música clássica, a clássicos da literatura, bem c

Pintores Paranaenses

A partir do século XIX, a pintura passou a se desenvolver no Paraná, incentivada por pintores como o imigrante norueguês Alfredo Andersen, e Guido Viaro, o segundo vindo da Itália. Ambos dedicaram-se ao ensino das artes visuais, além de pintarem suas obras inspiradas principalmente nas paisagens e temas do cotidiano paranaense. Responsáveis também pela formação de novas gerações de artistas no estado, como o exemplo de Lange Morretes, Gustavo Kopp e Theodoro de Bona, todos nascidos no Paraná. Alfredo Andersen, apesar de norueguês, viveu muitos anos em Curitiba e Paranaguá, e ainda hoje é tipo como o pai da pintura paranaense. Foi ele o primeiro artista plástico atuar profissionalmente e a incentivar o ensino das artes puras no estado. Ele se envolveu de forma muito intensa com a sociedade paranaense da época em que viveu, registrando sua história e cultura. Rogério Dias, outro grande exemplo, sempre foi autodidata, sua trajetória artística tem sido uma soma de anos de paciente

“Esta terra tem dono!”

Do alto, o Cacique Guairacá observa a cidade. Imortalizado em bronze, junto ao seu lobo, ele vigia os moradores e dá boas vindas aos visitantes. Sem dúvida ele é o símbolo de Guarapuava, que traz suas raízes indígenas estampadas até no nome. Uma das vertentes históricas, afirma que o Cacique Guairacá, viveu por estas terras em meados do século XVII. Nessa época, o tratado de Tordesilhas dividia a América do Sul ao meio (ou nem tanto) e Guarapuava se situava em terras espanholas. E como toda grande colonização desta época, havia a opressão indígena – seja a escravização por armas ou pela catequização, tiveram sua cultura esmagada pelo cristianismo europeu.  E também como no Brasil inteiro, houve resistência por parte dos índios. Mas ao contrário do resto da América, aqui tinha o Cacique Guairacá, que complicou muito a vida dos colonizadores.  Armado com lanças e arco e flecha, ele comandou embates aos berros de “CO IVI OGUERECO YARA!” (ou “Esta terra tem dono”). E o