3.11.11

GENTE DE NOSSA TERRA: CENA 1- GRACITA MARCONDES



Em meio à crise de valores que assola Guarapuava, não podemos acreditar que tudo está perdido. Devemos lembrar de pessoas que lutaram a vida toda em prol da construção de uma Guarapuava promissora. Na recuperação de sociedades em crise, as ações privilegiam a Educação como motor de partida para mudanças. Nesse sentido, as imagens que vêm a minha mente, irremediavelmente, ligam-se às primeiras lições na escola.
Lembro-me do brilho nos olhos, no falar contagiante, na segurança no conteúdo a ser ministrado, a postura invejável de alguém que tinha orgulho da profissão, refiro-me à querida mestra Gracita Gruber Marcondes.
Professora Gracita, ao narrar com sabedoria contagiante fatos históricos, não podia imaginar que ela mesma produzia a História de Guarapuava, uma História de um povo batalhador, seguindo à risca o mito do cacique Guairacá. Uma mulher atuante numa sociedade totalmente voltada ao aspecto agrícola, Dona Gracita resolveu levantar a bandeira da mulher intelectual. Escreveu várias obras retratando uma Guarapuava, acima de tudo, formada por um povo honesto, ligado à terra, às tradições, ao orgulho de ser guarapuavano.
Com toda essa corrupção, não podemos deixar que a podridão que toma conta do cenário político de Guarapuava abafe grandes figuras de nossa cidade, que trabalharam a vida toda com a esperança de tornar nossa Guarapuava em um lugar em que todos possam desfrutar de um presente no qual o respeito deve ser a palavra de ordem.
Obrigada, Professora Gracita!

Postado por Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |