2.3.12

A música além da partitura

Nas partituras das ruas de Guarapuava músicas já foram produzidas, interpretadas, escutadas e quem sabe até repudiadas. A música de nossa região traz  esperança e sentimos que muitas propostas já se foram, precisam do nosso esforço para que apareçam. Da antiga música, que não é somente a popular, dá saudades da afinação das vozes, da composição e harmonia. Hoje, a música tornou-se instrumento até do barulho, que nem sempre toca o coração e sim a mente.
Música era partitura , clave, bemol, sustenido... regras que chegavam ao âmago da produção pensada, revisada , inspirada.
Nossos músicos sofriam, choravam, sorriam, porque a música fazia parte de si mesmo. A música coral já foi expressão de verdadeira música, no entanto, nos dias atuais são raros os grupos corais que vemos em nossa região.
Em Guarapuava ainda,  hoje, procura-se desenvolver projetos musicais do canto coral. Um dos grupos que se destaca nesse estímulo cultural é o Unicanto da Universidade Estadual do Centro Oeste –Unicentro.
Valorizemos, pois, a música que já foi música e hoje se torna recordação de um tempo. Que as músicas da atualidade sejam aperfeiçoadas a cada dia e se necessário revendo as belezas do passado.
Itamar Abreu Turco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |