18.3.12

Sono e vida saudável


Vivemos em tempos de promoção da saúde, do bem estar, nunca se falou tanto em reeducação alimentar e na prática de exercícios. A preocupação por uma vida saudável é visível, também, nas ruas de Guarapuava, basta passar no final da tarde nas principais praças e nas academias de ginástica e ver o grande número de pessoas que dedicam parte do seu tempo na prática de exercícios, sobretudo, na caminhada.
Mas para se ter um bom dia é necessário também uma boa noite, e assim surge algo fundamental, o sono. Isso mesmo, dormir bem é essencial para uma vida saudável. Um bom sono é revigorante, restaurador, quando isso não ocorre, vem o mal estar, dores pelo corpo, irritabilidade e estresse.
Existem pessoas que acham que dormir é perda de tempo, mas não é isso que dizem os estudos. Segundo pesquisa da Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicada dia 1 março, na edição online da Revista Veja, problemas de saúde e depressão foram claramente associados ao sono ruim, sendo que, o maior percentual de reclamações veio das mulheres e dos jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos.
Dormir mal pode ter inúmeras consequências negativas, como o ganho de peso, afeta diretamente a memória e a atenção, podendo inclusive levar a depressão, além do mais, inúmeros acidentes de trânsito são causados por sono ao volante.
O assunto vem à tona porque, de acordo com a Associação Brasileira do Sono, estamos na Semana do Sono (16 a 23 de março), em uma rápida busca pela internet encontramos sites que afirmam que o Dia do Sono é 16 de março, outros que em 21 de março, isso é o que menos importa, o que realmente preocupa é que dormir bem é questão de saúde, e consequentemente um problema de todos.  
Entretanto, dormir mal não é somente causa de doenças, pode ser também consequência de outros hábitos, pois a má alimentação, falta de exercícios e uso de drogas afetam diretamente na qualidade do sono. Por isso, a recomendação é que hábitos saudáveis sejam cultivados e esperamos que o início do outono e o retorno do frio e do vento característica marcante de Guarapuava, não desanimem os atletas de fim de tarde. Bom sono a todos!
                                                                                                                                           Jean Patrik Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |