25.5.12

A incrível beleza da arte




Pandeiro por Marcia R. Z. - Óleo sobre tela
Guarapuava não tem cultura. Você certamente já ouviu essa frase ou até mesmo a pronunciou. Engana-se quem pensa assim, pois não é preciso ir muito longe para apreciar belas obras produzidas por artistas de nossa cidade e região. A arte é o mundo representado em pequenos fragmentos. Seja o mundo coletivo ou individual.

A 18ª Mostra de Artes Visuais, que está instalada no Centro de Exposições do Campus Santa Cruz da Unicentro, aberta a visitação durante o dia todo, traz pinturas, fotografias, gravuras, desenhos e esculturas produzidas por artistas de Candói, Curitiba, Irati e Guarapuava. Cada obra tem um significado, um estilo. Algumas retratam momentos da vida humana, outras exaltam a natureza.
Poder da Beleza por Edegar - Ferro Forjado

A arte tem o poder de instigar, provocar e gerar questionamento. Ficamos curiosos ao ver quadros e esculturas. Às vezes, torna-se difícil entender o que o artista quis passar naquele momento por meio da obra, mas esse é um dos pontos mais interessantes: a inquietação. Cada um de nós é capaz de gerar várias interpretações e percepções sobre a mesma obra.

O detalhamento chama a atenção. São contornos, formas, traços, contrastes, cores, profundidade e movimento. Tudo isso combinado com vida, sentido e significado, geram as mais incríveis obras artísticas. Dentre as inúmeras funções da arte estão: gerar sentimento e deixar a imaginação fluir, seja pela sensação de gosto ou não. Em algumas delas conseguimos até nos identificar com a situação. A beleza da arte é encantadora e apaixonante.  
Besouro por WJS - Macro - Fotografia

Guarapuava tem cultura sim. Basta olhar para os lados e procurar informações. Durante o decorrer do ano, passam pela nossa cidade várias exposições artísticas. Para quem gostou e quiser conferir a Mostra fica aberta para visitação do público até o dia 6 de junho.

Fotos: Acioli Caldas
                                                                                                                                            Jéssica Lange

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |