8.5.12

Parque Municipal São Francisco da Esperança: natureza exuberante e inspiradora


Foto: Luciano Meirelles

Guarapuava possui inúmeros locais para visitação e passeio. Para quem quer namorar pode visitar a Lagoa das Lágrimas, para os mais esportistas uma caminhada pelo Parque do Lago é uma ótima opção. Mas, dentre as várias opções, um dos lugares que mais chama a atenção, por sua natureza exuberante, é o Parque Municipal São Francisco da Esperança, localizado a menos de uma hora de viagem do centro da cidade.

O parque fica a 45 quilômetros da zona urbana de Guarapuava, o acesso é por uma estrada quase toda asfaltada, estreita e cheia de curvas. O caminho é marcado também pela religiosidade, várias igrejas a beira da rodovia revelam a simplicidade e fé dos moradores da região.

Na Casa de Apoio ao Turista, é possível obter mais informações sobre as cachoeiras e trilhas que podem ser percorridas. Há poucos metros da entrada do parque, em uma trilha de fácil acesso, está a principal atração, o Salto São Francisco, maior queda d’água do Sul do Brasil, com 196 metros de altura. Vários mirantes com grades de proteção e escadas facilitam o acesso e a visão do salto. Acima da queda d’água, há uma cachoeira, o Salto dos Cavaleiros, opção a mais proporcionada pela natureza.

O Parque Municipal São Francisco da Esperança está localizado na triplica fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, dentro da área de preservação ambiental Serra da Esperança, formada por um cânion de mata nativa, coberta de vasta vegetação e pinheiros araucárias, que proporcionam uma das vistas mais belas da Serra.

        Há ainda outra opção de transporte disponível aos sábados, domingos e feriados, com o ônibus urbano, com saídas as oito e meia e às treze horas, do Terminal Estação da Fonte.




Jean Patrik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |