18.6.12

Festas Juninas e suas guloseimas: Quem resiste?!


Jasmine Horst

Estamos no mês das festas juninas e nessa época do ano o que não pode faltar é muita animação, música, brincadeiras e comidas típicas. Festa junina, sem dúvida nenhuma, é sinônimo de alegria e, é claro, comidas gostosas. Estes pratos fazem parte da tradição desta importante festa da cultura popular brasileira. São doces, salgados e bebidas que estão relacionados, principalmente, à cultura do campo e da região interior do Brasil.
Dificilmente encontraremos uma pessoa que afirme não gostar das guloseimas comuns nas festas caipiras. Será que uma pessoa em pleno juízo resistirá a pratos como arroz doce, paçoca, pinhão, canjica ou quentão? Ou mesmo conseguirá manter a dieta diante de um bolo de fubá, uma maçã do amor ou um pé de moleque crocante? As opções são inúmeras, perfeitas para agradar a gregos e troianos.
Além de carregarem consigo um traço de muita tradição, as comidas interioranas impressionam por serem tão simples e ao mesmo tempo tão agradáveis ao paladar. E talvez seja por esta simplicidade, que nos remeta a um passado com forte presença no interior, que nos sentimos tão bem.
É claro que o mês de junho é a época em que mais se consome as típicas e deliciosas comidas, mas nada impede que durante o ano todo esses alimentos sejam inseridos na alimentação cotidiana. Alguns, inclusive fazem muito bem à saúde, porém, deve-se ter um cuidado especial para que não sejam cometidos exageros, que possivelmente seriam refletidos na balança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |