11.6.12

O amor está no ar...

Karoline Fogaça

No Brasil, a principal data para os apaixonados ocorre no mês de junho. Estima-se que o Dia dos namorados é comemorado há 2 mil anos e a principal lenda sobre a origem da data origina-se da Roma antiga.
O imperador Claudius II proibiu o casamento entre jovens. O objetivo dele era diminuir o número de homens casados e ter mais soldados em seu contingente. Insatisfeito com a proibição, o bispo Valentinus desafiou a autoridade do rei e começou a realizar casamentos escondidos. Após descoberto, foi preso e condenado à morte. Na prisão, Valentinus apaixonou-se por uma moça, filha do carcereiro. Eles trocavam cartas e ele as assinava com a frase “do seu Valentin”. Foi a partir desta frase, que surgiu a expressão Valentine’s Day (Dia de São Valentim). A data é comemorada no dia 14 de fevereiro nos Estados Unidos e em outros lugares do Mundo. Diferente do Brasil, nos Estados Unidos, além ser uma data para a troca de presentes entre namorados, noivos e pretendentes, também serve para a demonstração de carinho entre pais e filhos.
No Brasil, a data tem relação direta com a comemoração do dia de Santo Antônio. Santo Antônio era um frei português chamado Fernando de Bulhões. Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento, e em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”. 
Foi só na década de 1950, que o Dia dos Namorados foi introduzido no nosso país. O publicitário João Dória criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor", representantes do comércio acharam uma ótima ideia para aquecer as vendas e escolheram o dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio.
O amor é um sentimento que deveria ser lembrado todos os dias, mas há quem goste de fazer grandes demonstrações em datas especiais. Se você é uma delas, aproveite a semana pra surpreender sua alma gêmea. Se você for alguém que está atrás do grande amor, utilize a data para fazer pedidos ou promessas para o santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |