14.6.12

Radionovela: A voz do sucesso!!!!






Inspirada nas narrativas folhetinescas,  que faziam o maior  sucesso na segunda metade do século XIX, as Radionovelas são narrativas sonoras nascidas da dramatização do gênero literário, novela. Durante a era de ouro do rádio, as radionaovelas foram fundamentais para que a história do rádio brasileiro se configurasse.  Elas estimulavam a imaginação dos ouvintes por meio de  tramas e enredos que passavam do frívolo ao sério,  do particular ao público.  Principalmente as mulheres acompanhavam fielmente o desenrolar da história , fascinadas pelas vozes  memoráveis  de seus locutores.

 Porem estava na  sonoplastia o grande diferencial das Radionovelas para os folhetins. Os sons e ruídos imbutídos na narrativa Radiofônica  incrementavam o enredo  de forma  muito bem elaborada. Imitando sons e ruídos  como o de chuva caindo, passos, passagem do tempo e buzinas, a produção,  atingiu seu auge no início do século XX, numa era pré- televisiva. A primeira radionovela transmitida no Brasil pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi “Em busca da Felicidade” . O maior sucesso de todos os tempos foi “O direito de nascer”  que foi ao ar em 1951 e perdurou por três anos.  Embora o sucesso fosse grande e a massificação irremediável, passou muito tempo para que a radionovela se tornasse diária. Isso só aconteceu na década de 1960, com o advento da telenovela.
Apesar de terem sido avidamente consumidas no Brasil, as produções radiofônicas eram veiculadas duas vezes por semana, num tempo de 20 minutos, aproximadamente. Pouco até, para o estrago que faziam. Com o difusão da televisão brasileira porém,  seus melhores locutores migraram para a TV. Encerrava-se, assim, uma das eras mais românticas do rádio brasileiro.
 KMD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |