12.8.12

"Mês do Cachorro Louco"



Sempre ouvi dizer que agosto é o “Mês do Cachorro Louco”, também que este mês é um tanto agourento (que tem, anuncia ou traz mau agouro). Entãoresolvi pesquisar, para sanar essa dúvida, por que agosto leva esse apelido. Há algumas versões e crenças para isso, e retornando um pouco a alguns fatos históricos podemos chegar a explicações diferenciadas. Vamos aos exemplos, como o início da Primeira Guerra Mundial, no dia 1º de agosto de 1914, e 20 anos depois no dia 2 de 1934 Adolf Hitler se torna Líder da Alemanha. Seguindo os fatos em 1945, precisamente nos dias 6  e 9 houve o ataque das bombas atômicas as cidades de Hiroshima e Nagasaki resultando na morte de 200 mil pessoas e o fim da 2ª Guerra Mundial.
Uma outra interpretação  é que durante os meses de maio, junho e julho, é verificado maior incidência de promiscuidade entre os animais, ocasionando brigas entre eles pela conquista da fêmea que está no cio . Por outro lado, estas agressões estariam relacionadas com a transmissão do vírus de uma forma mais extensa, que acaba tendo maior culminancia  no mês de agosto,  dando a fama a ele, pois o vírus geralmente permanece incubado de 14 a 60 dias. Como os cachorros que estão infectados com o vírus babam demasiadamente, ficando com uma aparência estranha, vem dai a expressão “cachorro louco”. 
Para algumas pessoas, agosto é carregado de energia negativa, que traz desgosto e azar, fazendo dele  um mês de superstição e magia. Pode ser crendice, mas existe fatos da nossa história que de certa forma, comprovam esse pensamento popular.
Por exemplo, no dia 24 de agosto de 1954, uma grande tragédia acometeria o Brasil, Vargas foi encontrado morto com um tiro no coração, acompanhado de uma carta-testamento que se transformaria num dos mais conhecidos documentos históricos brasileiros. No dia 13 de agosto de 1961, a Alemanha era dividida em duas partes, com a construção do Muro de Berlim. O também presidente Juscelino Kubitschek teria sua vida interrompida após um acidente de carro, em seu Opala , em 22 de agosto de 1976.
Porém tem algo bem modesto e curioso que envolve o nome do mês de agosto ( vindo do latim Augustus), teria sido uma homenagem que o Imperador César Augusto teria feito a si mesmo.
Algumas  chamaram a atenção, como é o caso de uma superstição na Argentina, que se deve evitar de lavar a cabeça nesse mês, por que assim não estaria atraindo a morte.
Independente de onde surgiu a expressão, de fato, ela tem a ver com os cachorros, por isso, dessa forma, o mês de agosto também é tradicional por realizar em todo o território nacional campanhas de vacinação contra a raiva canina, quem tem esse animal de extimação, é interessante ficar de olho!



Por Elisângela de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |