Colecionadores recuperam parte da história agrícola do Brasil

Logo os primeiros começaram a procurar as relíquias
do passado, indo de um ferro velho a outro, buscando na internet ou garimpando
em cidadezinhas do interior. Quando um descobre algum modelo novo,
este logo é negociado e começa então a entusiasmada reforma. O trator é
totalmente desmontado. Peças e engrenagens limpas, filtros trocados, lataria
desamassada. As peças faltantes são novamente garimpadas em sites especializados,
compradas pela internet ou ainda refeitas artesanalmente, para adquirirem as
características originais. Até mesmo as cores são pesquisadas para que se
aproximem do real. O motor sem dúvida é sempre a parte mais interessante de
cada modelo. Fazê-lo funcionar exige mais do que apenas interesse. Exige
conhecimento, exige dedicação e criatividade. Um Lanz Bulldog, modelo de cerca
de 70 anos, foi garimpado por um dos colecionadores, em São Paulo. Por suas
características, o modelo ímpar, é hoje o de maior sucesso em encontros e
feiras. Para que esse bruto funcione, é preciso estimulá-lo com fogo por cerca de
20 minutos. Não será a chave de ignição que dará a partida, e sim, o próprio
volante. Este é retirado de sua posição original e encaixado na lateral do
trator. Com movimentos intensos e sincronizados as engrenagens entram em
movimento acionando a máquina. Uma fumaça espessa sai do grosso cano de escape
acompanhado de um barulho ensurdecedor. O público responde com risos e aplausos
eufóricos.

Comentários
Postar um comentário