22.9.12

Feliz dia da Árvore




Geyssica Reis

Elas estão presentes em nossas ruas, quintais, parques e em muitos dos nossos lugares preferidos. Estão em nossas vidas e, muitas vezes, passam despercebidas e nem damos a devida importância e o quanto ela faz bem, até que a tiram daquele lugar.
São as árvores, estas que nos proporcionam aquela sombra boa em um passeio no dia de domingo ou então naquela rua onde fazemos nosso percurso. Aquelas que quando éramos crianças subíamos nelas e temos muitas histórias pra contar, que nos davam as frutas que nos sujavam, mas que nos davam uma sensação maravilhosa ao “pegar a fruta no pé”. Ou então,  aquelas que nós escrevíamos o nome daquela menina ou menino, que a gente gostava na infância, circulado por um coração.
infelizmente é, muito comum, estas árvores que nos proporcionaram tantas histórias e marcaram tantos momentos bons, simplesmente não existirem mais, dão lugar a prédios, casas, enfim ao tão esperado progresso nas cidades.
Fora toda a preocupação ambiental que a falta das árvores nos causam, afinal são elas que produzem o ar que respiramos, propiciam um clima mais ameno, diminuem a reflexão da radiação solar, têm importante papel no regime dos ventos, captam partículas e gases presentes na atmosfera, conservam a biodiversidade, contribuem com a estética em ambientes construídos, além da contribuição para a saúde física e mental das pessoas.
No Brasil, cerca de 11 espécies de palmeiras correm sério risco de extinção, e duas já podem ser consideradas extintas. Uma delas, a Trithrinax schyzophylla, ainda pode ser encontrada na natureza em território paraguaio. Já a Butia leptospatha, pequena palmeira acaule de menos de 30 cm de altura, encontrada no Mato Grosso do Sul, de ocorrência exclusiva nas pequenas manchas de cerrado, nunca mais foi encontrada porque a vegetação natural foi totalmente destruída pelas plantações agrícolas.
Além dessas espécies, muitas outras correm sérios riscos de extinção. O comércio de madeira ilegal e agropecuária são dois dos principais fatores causadores de desmatamentos.
Portanto, neste dia 21 de setembro vamos olhar com atenção ao nosso redor o quanto aquela árvore tem importância na sua vida, mesmo que passe despercebida todos os dias, se tiver oportunidade curta aquela sombra, lendo um livro ou comendo uma fruta. Se proponha a plantar uma também, você só vai estar dando mais vida aquele lugar. Feliz dia da Árvore.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |