27.10.12

31 de outubro: Dia das Bruxas


Todo ano no dia 31 de outubro,  é comemorado o Halloween, uma festa celebrada nas vésperas do dia de Todos os Santos. Por mais que seja realizada em grande parte dos países ocidentais, ela é bem representativa nos Estados Unidos da América, sendo levada ao país em meados do século XIX pelos imigrantes irlandeses.
A história do Halloween tem mais de 2500 anos, conta  a lenda que surgiu entre o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão, 31 de outubro, os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Na tentativa de assustar estes fantasmas, os celtas colocavam nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas e o que mais a imaginação fluísse.
No entanto, durante a Idade Média esta festa foi condenada na Europa por se tratar de uma festa pagã. Aqueles que comemoravam eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados que é no dia 2 de novembro.
Existem alguns símbolos marcantes que cercam o Dia das Bruxas, por está estar relacionada em sua origem à morte, por isso resgata elementos e figuras que assustam ou são até macabras. Ela usa personagens como fantasmas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros, Drácula e Frankenstein e a mais famosa: a bruxa.
As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que a festa é conhecida como "Dia das Bruxas" em português.  Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações uma no dia 30 de abril e outra no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras e  participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
Mesmo com todo esse significado em torno do Dia das Bruxas, em muitos países há uma tradição de que as crianças também participem desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias que fazem alusão ao dia e batem de porta em porta na vizinhança, com a seguinte frase “doçura ou travessura”.
No Brasil, está comemoração é recente. Chegou ao nosso país por meio da grande influência da cultura americana principalmente veiculada pelos meios de comunicação ou cursos de língua inglesa que todo ano incentiva seus alunos a vivenciar esse dia, para que tenham a mesma experiência que os norte-americanos.
Porém, muitos brasileiros são incisivos ao dizer que a data nada não tem a ver com nossa cultura e deveria ser deixada de lado, alguns argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci que é comemorado também em 31 de outubro.

Por Elis Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |