30.10.12

Moda retrô na atualidade

Saindo dos pés masculinos para virar paixão entre as mulheres


Karoline Fogaça



O sapato Oxford é clássico, charmoso e indispensável para quem gosta da moda retrô. Nasceu no século XVII e agora em pleno século XXI ainda sobrevive. Esse modelo surgiu por volta de 1640, era muito popular entre os estudantes da Universidade de Oxford, na Inglaterra, daí a origem do nome. É totalmente fechado e possui sempre os mesmos princípios, um cadarço para amarrar e recortes na parte frontais e traseiras que se sobrepõem às laterais.


Por ter se tornado parte do uniforme dos alunos, isso acabou limitando na época as variações estilísticas do modelo. Durante muito tempo, esse sapato fez parte de um representação de seriedade e conservadorismo, além de ser considerado essencialmente masculino. Ele apresentava tais características porque, no século XVII, quem estudava em universidades eram os homens que pertenciam a famílias ricas.


A moda não é um lugar de preconceitos, ela transformou esse ícone em um sapato unissex. Hoje, vemos muito mais mulheres do que homens usando, pois ele ganhou versões femininas com uma grande variação estilística, com ou sem salto, de várias cores e estampas.


O Oxford faz parte de um estilo que vem sendo chamado de retrô. Retrô vem de retrospectiva, mas na moda essa palavra tem dois significados, pode ser algo que já foi tendência em outras épocas e agora está sendo resgatado ou simplesmente o que é considerado clássico, que não sai de moda há muito tempo. Podemos chamar esse estilo por dois nomes “Fashion Retrô” ou “New Old” (novo velho) e é um conceito que os estilistas usam para fazer o novo com base em peças do passado, mas que marcam a época em que apareceram pela primeira vez.

O retrô abrange tudo na moda, roupas, maquiagens, penteados, acessórios e sapatos. É considerado um estilo que pode remeter a vários momentos históricos, sendo eles de qualquer época. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |