9.11.12

CLUBE DE MÃES MUDA REALIDADE DE LUGAR CARENTE

Projeto ainda é recente, mas já apresenta resultados significativos

      Arrecadar fundos para ajudar pessoas carentes. Esse é o objetivo da associação de mães do assentamento Bananas, localizado no distrito do Guará. Formado por mulheres do próprio assentamento, o grupo surgiu há cinco anos e trabalha em prol da melhora das condições de vida de membros da comunidade.
O local em que ocorre os encontros tem uma estrutura bastante precária, as paredes estão rachadas e o teto ameaça desabar. Mesmo assim, as mulheres parecem não se importar, e reúnem-se quase todos os dias para tentar dar conta das várias encomendas que possuem. Elizabete Mariano, uma das criadoras do projeto, explica que o grupo confecciona roupas e acolchoados feitos de lã artesanalmente.  Essas peças são vendidas, e o dinheiro arrecadado é empregado na compra de cestas básicas, medicamentos e roupas para pessoas carentes do próprio assentamento. " Boa parte do que produzimos aqui é vendido antecipadamente, até mesmo em outras cidades. Depois, pegamos o dinheiro e usamos para melhorar um pouco a vida de pessoas da nossa comunidade".explica ela.
Segundo Elizabete, a ideia de criar a associação surgiu em meio a uma conversa com as amigas, em que discutiam sobre os problemas que algumas pessoas da comunidade enfrentavam. "Depois que chegamos a conclusão de que nossa comunidade precisava de ajuda, decidimos que não iríamos ficar esperando pela ajuda do poder público, já que nós mesmas poderíamos fazer algo. Então criamos o grupo de mães."
     Sobre a adesão da ideia pela comunidade,ela comenta que no início pouca gente, além dos criadores do grupo, acreditavam que daria certo. Mas, com o passar do tempo a situação foi mudando. As pessoas passaram a apoiar e contribuir com a associação. "Antes não se acreditava que as coisas dariam tão certo, mas o projeto que era só um sonho, hoje é realidade."

Jasmine Horst

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |