2.11.12

Dia de Finados


Por Elis Oliveira
Temos em nossa cultura, datas de diversas comemorações, umas bem importantes para a família, como Dia dos Pais, Das Mães, existem  aquelas datas que também são bem comemoradas, principalmente pelo comércio, como o Dia dos Namorados , dia das crianças e por assim vai. Nesse sentido, o dia 2  de novembro, mais conhecido como Dia de Finados , também tem sua relevância, por que foi criado para homenagear as pessoas que já partiram, deixando saudades.
A morte é o ponto final aqui na terra, seja ela humana, vegetal ou animal, que pode acontecer por diferentes motivos, por doenças, acidentes ou violência, umas mais dolorosas, outras inesperadas.
O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus e estejam em paz.
Foi no século IV que as missas em memória aos falecidos tiveram sua origem, porém somente no século seguinte que a Igreja passou a consagrar um dia para essa celebração.
A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, que é no dia primeiro de novembro, pois os religiosos acreditavam que todos, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.
A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.
Existem alguns símbolos que são muito utilizados no Dia dos Mortos  para homenageá-los. Como as flores e velas. Os crisântemos representam o sol e a chuva, a vida e a morte e por serem mais resistentes são muito usadas nos velórios e colocadas nos cemitérios. As velas significam a luz do falecido, as realizações boas que eles deixaram para seus parentes vivos, ou a luz.
Muitas vezes, no Dia de Finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas de saudades dos céus.
Outras crendices populares afirmam que não se deve levar terra de cemitério para dentro das casas, pois pode levar azar, mau  agouro. No Dia de Finados, os mausoléus são enfeitados com flores, acendem-se velas e muitas mandam rezar missas pelos parentes que se foram. É um dia muito triste.  Por meio das homenagens feitas, a dor da perda volta a ser lembrada.  Sentimentos esses que devem ser respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |