21.11.12


E pra você, futebol é cultura?

Kamila Dussanoski
          Resolvi escrever sobre uma paixão, que felizmente ou infelizmente para alguns (eu diria poucos) não é só minha. Qual é o meio de comunicação que não reserva seu espaço para falar sobre futebol? Entre os vários esportes existentes, é o Futebol aquele que mais capacidade mobilizadora demonstrou possuir. Mas afinal, futebol é cultura? Tem lá alguma coisa com cultura? E eu diria, é claro que tem, futebol é cultura sim, uma Copa do Mundo é cultura sim, não falando do país onde ela será, mas de toda a cultura que traz com ela, na última Copa do Mundo, por exemplo, quanta cultura da África veio a tona, e para aqueles que estiveram no país então, esses sem dúvidas conheceram muito além. Uma copa do mundo é união de povos, culturas e credos diferentes, é o mundo, o mundo todo que se mistura naquele momento.



          E mais, tudo se expressa no futebol, são pais apaixonados que dão nome de jogador aos filhos, adultos que se tornam crianças colecionando álbuns e figurinhas e muitos filmes, documentários e livros surgem, relembrando histórias e conquistas, eu mesma guardo comigo alguns dvd’s de filmes e livros sobre a história do meu time e dos meus ídolos, e grandes histórias é o que não falta, posso citar aqui dois: ‘’Estrela Solitária: um Brasileiro Chamado Garrincha’’, de Ruy Castro, que conta a história vitoriosa da carreira de Garrincha, e não poderia deixar de citar ‘’Tri Mundial’’ de Daniel Perrone, que exalta uma das glórias mais emocionantes do Tricolor Paulista. Esse último tive a honra de acompanhar a conquista em 2005, ler o livro quando saiu e conversar com o autor no ano passado, toda a emoção de estar no Japão e acompanhar a conquista ele expressa no livro. 



          Essas obras e tantas outras mostram o quanto de manifestações existe no futebol, seja em filmes, músicas, coleções, livros ou blogs, o futebol ganha terreno na formação social do brasileiro e influencia a cultura de todo o país.
          Mas o que há por trás desse tal futebol que conquista todo um mundo? Que encanto é esse que desperta os mesmo sentimentos, a mesma emoção, a mesma alegria, o mesmo sofrimento, até o mesmo choro, em pessoas de todos os cantos, independente da classe social ou da cor da pele. Como aquele momento do gol faz anular tantas coisas? Como o futebol faz você abraçar a primeira pessoa que estiver na sua frente? Como essa paixão te faz viajar, ir a estádios, deixar de fazer outras coisas e dedicar toda a sua atenção para aqueles 90 minutos? Também te faz comprar camisas, bandeiras e sentir orgulho daquele time, te faz ter ídolos e amar um clube. Futebol é mesmo um fenômeno capaz de romper qualquer cultura. 



"... É preciso ter o Futebol no sangue, e a gente, neste momento, não dúvida de que qualquer laboratório detectaria a presença do Futebol no sangue de cada brasileiro...". (Mino Carta editorial da Revista Isto É, n° 212 - jan/81)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |