21.11.12

Nostalgia em forma de brinquedo

Kamila  Dussanoski

          O fim do ano está chegando e junto com ele chegam às festas, comemorações e presentes, ai surge muitas dúvidas, menos para presentar as crianças, ai não fica difícil de  saber    que     brinquedos     são      os       preferidos.
          Mas isso não é de hoje, desde os tempos antigos que os brinquedos tiveram um importante papel na vida das crianças. Por vários anos crianças se divertiram com brinquedos dos mais variados tipos, que se transformam e evoluem a cada dia. E durante os anos 80 não foi diferente, vários brinquedos e brincadeiras surgiram para alegrar            a         infância          das     crianças          na       época.
          Como sou da década de 90, tive que pesquisar sobre eles e encontrei alguns que merecem destaque, afinal, acredito que grande parte das crianças da época fizeram gols, no inesquecível Aquaplay, ou levaram vários sustos com o pula pirata. 


          Pesquisando, encontrei outra série famosa de brinquedos da época, é a do Meu Pequeno Pônei, que é formada por pôneis coloridos. Eles surgiram em 1981, mas só ficaram famosos mesmo dois anos depois, chegando inclusive a vender mais do que a própria boneca            Barbie,           essa    ‘da      minha época’.
          No ano seguinte, os primeiros Comandos em ação eram bonecos grandes, lançados no Brasil como Falcon. Já em 1984 A história dos Transformers, os robôs alienígenas que se transformam em carros, é curiosa. Eles surgiram nesse ano, quando a produtora de brinquedos norte-americana Hasbro resolveu reproduzir os brinquedos da empresa            japonesa         Takara.
          Perguntei para alguns amigos da época e me destacaram outros como: Batalha naval, Fofolete, Geleca, Genius, Murfy , o conhecidíssimo  Pega Varetas,  Playmobil,  Pogobol, entre outros, grande partes desses duraram para outras gerações, alguns até hoje.


          Nos anos 80 também foi o ano de um famoso brinquedo, de várias gerações, o LEGO, e tem algo curioso sobre ele, começou no Brasil em 1986, com uma fábrica própria em Manaus e um escritório em São Paulo. Mas essa fábrica foi fechada em 1998 e, desde então, todo LEGO brasileiro passou a ser importado.


          Os brinquedos sempre terão destaque e a preferência das crianças e de todas as crianças de espirito, afinal, brincar é sempre bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |