16.11.12

Saúde física e mental



Com o início do horário de verão, “ganhamos” mais uma hora nos fins de tarde, é possível sair do trabalho e ainda conseguir desenvolver alguma atividade que proporcione bem estar. Com a estação mais quente do ano se aproximando, já é muito comum vermos as academias cheias e muita gente realizando corridas e caminhadas nos parques e praças ao fim do dia.
Para quem procura uma atividade que proporcione bem estar, além de fazer muito bem à saúde, o Pilates é uma boa alternativa. Esse método de controle muscular foi desenvolvido na década de 1920, por Joseph Pilates, mas foi recentemente que passou a fazer mais sucesso e ganhar destaque entre as pessoas.
Segundo a professora de Pilates, Joelma Santino, essa atividade tem ganhado bastante repercussão, principalmente por uma das suas maiores características: “Nós entendemos que o bem estar físico e mental são interdependentes, e com o Pilates conseguimos encontrar um equilíbrio único”, numa referência ao princípio do método, que é a união entre a saúde psicológica e física do praticante.
O Pilates envolve uma série de exercícios controlados, que juntos incorporam a ideia de autorresistência, ou seja, o ato de exercitar um músculo contra o outro. Além disso, segundo Joelma, existem seis princípios básicos que definem o método: “Os seis princípios do Pilates foram pensados desde o seu surgimento, o centro, a respiração, a concentração, a precisão, o controle, o movimento fluído, e é muito importante que sejam cumpridos cada um desses princípios para que o exercício apresente resultados significativos”, explica.
As vantagens do Pilates são muitas, principalmente se levarmos em conta o estresse a que estamos sujeitos no mundo de hoje, o equilíbrio mental e o relaxamento que o método proporciona podem contribuir para uma vida mais saudável e equilibrada.

Jasmine Horst

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |