18.11.12

Só não pode ficar parado



Jogos interativos incentivam crianças e adolescentes a práticas esportivas

Os avanços tecnológicos sempre foram vistos como vilões para a saúde, pois levariam ao sedentarismo e ao ócio. Entretanto, as exigências do mundo atual, na área de saúde e estética, impulsionaram o mercado, fazendo que novos investimentos fossem realizados. Um desses instrumentos é o videogame XBOX, produzido pela Microsoft e que teve seu primeiro projeto iniciado em 1999, sendo lançado oficialmente em 2001, desde então o console já está em sua sétima geração.
XBOX é uma grande inovação no que tange aos videogames, uma vez que, para utilizá-lo , não há controles ou mouses, os jogos são movimentados pelo próprio corpo. O que faz cair por terra uma das principais críticas realizadas, que  as crianças e jovens ficavam simplesmente sentados movimentando apenas os dedos. Era comum ouvir mães gritando com seus filhos: sai da frente
Em Pinhão, o videogame é utilizado para motivar adolescentes e crianças na prática esportiva, Sandro Lustosa de Camargo, fisioterapeuta, utiliza o recurso desde meados de 2011, e se mostra contente com os resultados. “Isso dá uma motivação extra para a criança vir para academia, ele está gastando as calorias sem perceber, enquanto faz uma atividade lúdica, está brincando”.
O discurso que prega a saúde e estética, elevados à perfeição, e associados aos da tecnologia, são muito fortes atualmente, tendo como grande divulgadora a mídia. Todavia, para além do aspecto mercadológico, que impulsiona ambos os discursos, vê-se o lado positivo, que é, justamente, tirar as pessoas de situações cômodas e ociosas, dando-lhes a satisfação que é proporcionada pela prática esportiva.
Jean Patrik Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |