Pular para o conteúdo principal

Uma amostra de que arte não exige idade



Geyssica Reis


 Há quem diga que a arte e a história exigem maturidade e experiência, mas Jonathan Spadra é uma exceção, com apenas 15 anos de idade, já realiza exposições com obras de autoria própria, que buscam contar a história do Egito.

Durante todo o mês de outubro,  no Centro Cultural Iracema Trinco Ribeiro, Jonathan expôs aproximadamente 150 peças, entre esculturas e pinturas. Elas buscavam retratar a crença que os egípcios tinham na imortalidade. Foi incrível também, observar que Jonathan se preocupou com os mínimos detalhes, climatizando o ambiente, com iluminação, incensos, música, transmitindo toda a magia e o mistério que os egípcios sempre possuíram.


Jonathan conta que desde os 8 anos de idade começou a se interessar pelo Egito, buscava todas as informações possíveis nos livros. Ao colecionar peças, ele diz que observava que elas não eram tão reais e então,  começou a produzi-las, ele ressalta que respeita cores, tamanhos e detalhes, até mesmo os microfungos. Consegue fazer isso analisando os diversos ângulos das imagens das peças originais. As réplicas são produzidas principalmente com argila, gesso e papel machê, comenta que com o tempo foi descobrindo e adequando as melhores técnicas e materiais.

O garoto mesmo com pouca idade, demonstra ambição e sabe muito bem aonde quer chegar “Eu já comecei a produzir peças para uma nova exposição, mas agora, não somente sobre Egito, serão peças minhas, arte plástica. Quero deixar meu nome na história“, comenta Spadra.

Como a exposição "Egito e a busca pela imortalidade" foi um sucesso, ela foi prorrogada até o dia 18 de novembro. Para quem ainda não apreciou a exposição, o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, funciona das 8 às 11:30 horas e das 13 às 18 horas, e está localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1399, centro. Mais informações pelo telefone 3623 -1306.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO DA OBRA "VÁRIAS HISTÓRIAS", DE MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de família pobre e mulato, sofreu preconceito, e  perdeu a mãe na infância, sendo criado pela madrasta. Apesar das adversidades, conseguiu se instruir. Em 1856 entrou como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional. Posteriormente atuou como revisor, colaborou com várias revistas e jornais, e trabalhou como funcionário público. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Algumas de suas obras são Memórias Póstumas de Brás Cubas , Quincas Borba , O Alienista , Helena , Dom Casmurro e Memorial de Aires . Faleceu em 29 de setembro de 1908. Contexto Histórico Várias histórias foi publicado em 1896, fazendo parte do período realista de Machado de Assis. Os contos da obra são profundamente marcados pela análise psicológica das personagens, além da erudição e intertextualidade que transparecem, como por ex., referências à música clássica, a clássicos da literatura, bem c

Pintores Paranaenses

A partir do século XIX, a pintura passou a se desenvolver no Paraná, incentivada por pintores como o imigrante norueguês Alfredo Andersen, e Guido Viaro, o segundo vindo da Itália. Ambos dedicaram-se ao ensino das artes visuais, além de pintarem suas obras inspiradas principalmente nas paisagens e temas do cotidiano paranaense. Responsáveis também pela formação de novas gerações de artistas no estado, como o exemplo de Lange Morretes, Gustavo Kopp e Theodoro de Bona, todos nascidos no Paraná. Alfredo Andersen, apesar de norueguês, viveu muitos anos em Curitiba e Paranaguá, e ainda hoje é tipo como o pai da pintura paranaense. Foi ele o primeiro artista plástico atuar profissionalmente e a incentivar o ensino das artes puras no estado. Ele se envolveu de forma muito intensa com a sociedade paranaense da época em que viveu, registrando sua história e cultura. Rogério Dias, outro grande exemplo, sempre foi autodidata, sua trajetória artística tem sido uma soma de anos de paciente

Falando "guarapuavês"

Como boa nortista do Paraná, não pude deixar de reparar nas expressões guarapuavanas, que até então eu não ouvia na minha região. No começo, eu estranhava o jeito que o pessoal fala por aqui, e até hoje rio de algumas palavras que eles usam para se expressar. O curioso é observar como nós absorvemos com facilidade outras culturas quando passamos algum tempo inseridos nelas. Estou em Guarapuava há quase dois anos, e a única coisa que falta para eu me inserir de vez na cultura daqui é pronunciar as palavras com terminação “e” e “o” da mesma forma como nós a escrevemos (leitE, gentE, quandO). Eu escolhi algumas expressões (e seus significados) que, a meu ver, são os mais usados nas conversas guarapuavanas. Abaixo seguem essas expressões, e alguns exemplos de como o pessoal as usa entre uma frase e outra. Se você, como eu, não é de Guarapuava, com certeza já reparou que o pessoal fala assim o tempo todo. Se ainda não conhece Guarapuava mas pretende vir pra cá um dia, é interessan