17.8.13

Manifestações Estudantis


Via  Adunicentro Sindicato Dos Docentes.
Na quarta-feira, dia 07 de agosto, o Restaurante Universitário no campus Santa Cruz/UNICENTRO foi interditado pela Vigilância Sanitária, por uma denúncia do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Os alunos então elencaram fatores que estão em falta ou precários (incluindo a estatização do R.U), com a ajuda dos departamentos. Na quinta-feira, 08 de agosto, a UNICENTRO foi ocupada.
Os estudantes exigem a negociação com o Governo do Estado e prometem desocupar a Universidade apenas após resultados visíveis, pois dizem querer resolver a situação e não apenas negociar por melhores condições e receber propostas vazias.
Estudantes dos três campi reuniram-se no saguão do campus cede e recebem colaborações dos demais estudantes, como dinheiro para a marmita e movimentações durante o dia.
Os manifestantes afirmam que o desleixo com a educação já vem acontecendo há muito tempo no nosso Estado e que devemos lutar por melhores condições, que vão de  fatores gerais, como condução entre os campi da cidade, limpezas regulares, compra de livros para a biblioteca, isenção das taxas de protocolo, criação de centros de convivência, instalação de bebedouros, nomeação de aproximadamente sessenta professores, e problemas específicos de cada departamento, como compra de reagentes novos, para eliminar os químicos vencidos, no departamento de química e farmácia e a digitalização dos laboratórios e a compra de softwares para o departamento de comunicação social.
Essas questões complicam a situação acadêmica de forma tão significativa, que a evasão da UNICENTRO chega a 45%. Não há casa de estudantes, centros de atendimento ao estudante e outros apoios que em outras universidades sempre foram realidade.
O DCE criou três pautas, uma que diz respeito à administração do campus, uma à reitoria e outra ao Governo do Estado. As três pautas unidas acabarão com grande parte dos problemas que vem sido encontrados no cotidiano da comunidade acadêmica.
A luta não e direcionada aos estudantes, e sim a melhores condições para a Academia em geral, pois todos serão beneficiados com as pautas feitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |