12.9.13

Quem nunca se rendeu a uma boa história em quadrinhos?

No Ocidente, as historinhas contadas em uma sequência de imagens foram precursoras  em tiras de jornais e nos dominicais. Estas páginas começaram a ser colecionadas, formando então os Comic books , assim chamados nos EUA as histórias em quadrinhos que tratavam de temas humorísticos.
A primeira história em quadrinho feita no Brasil foi elaborada por Ângelo  Agostini, que introduziu desenhos com sátiras políticas e sociais, entre seus personagens mais famosos está Zé Caipora  e Nhô-Quin.
A revista em quadrinhos pioneira no Brasil foi O Tico tico, em seguida devido ao grande sucesso de o Tico tico mais duas revistas foram editadas,  Mirim e Lobinho
Em 1937, Roberto Marinho entrou no ramo com O Globo Juvenil e dois anos depois lançou o Gibi, nome que passaria a ser também sinônimo de revistas em quadrinhos.
Mauricio Souza é o grande nome dos quadrinhos nacionais, criou A turma da Mônica, que é o maior sucesso no país. Além de estampar grande parte dos produtos as imagens com os personagens da Turma da Mônica, também já foram transformadas em desenhos animados e longa-metragem.
O mercado de quadrinho cativa, cada vez mais, o público e conquista seu espaço a cada ano que passa. A Editora Globo continua a publicar com grande sucesso os gibis da Turma da Mônica, a Editora Abril segue firme com os quadrinhos de heróis das americanas Marvel, DC e Image, a revista Heavy Metal  americana lança sua edição brasileira, a Metal Pesado, e editoras menores publicam materiais de outras origens. 


Por: Amanda Bastos Maciel

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Faltou citar o 'The Yellow Kid' que a primeira tira em quadrinhos a ser impressa em cores, e que teve destaque por utilizar balões para as falas.

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado, André. Nossos leitores poderão usar seu comentário para complementar seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |