5.9.13

Um pouco do bom e velho Rock n Roll


Lá pelas tantas, nos meados de 1950, surgia nos EUA um estilo musical inovador, uma mistura de Blues, Country e Jazz.
Acompanhada por saxofone, guitarra, teclado, baixo e bateria o Rock n Roll ganhava o apreço da juventude, que se identificava com o estilo dos cantores das bandas.
Desde o surgimento do rock até hoje, muitos cantores representaram e representam este estilo musical, entre eles está o rei do rock, Elvis Presley, que embalou os anos de 1950 com sua mistura de country music e o rhythm & blues. Já nos anos 60 o pensamento antiguerra e o crescimento do uso das drogas deu origem ao pensamento da época e a famosa frase “Sexo, drogras e Rock’n’Roll.” Embalando essa década estavam os Beatles, Rolling Stones, The Doors e Pink Floyd, sem contar nas inúmeras bandas que vieram ao longo do tempo.
Mas na terra do samba o bom e velho rock n Roll também agradou o público, os primeiros sucessos genuinamente brasileiros surgiram nos anos 60 e foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo. Em seguida surge a Jovem Guarda que foi o primeiro movimento do rock no país.
Os Mutantes, Raul Seixas, o grupo Secos e molhados, Legião Urbana, RPM, Ultraje a Rigor, Ira, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz, Os Paralamas do Sucesso e inúmeras outras vozes que são representantes do Rock no Brasil. São tantos, que me perderia se tentasse citar todos, por isso deixarei por conta de vocês relembrarem. 
Aqui em Guarapuava, o sucesso do rock não é diferente, muitas bandas representam esse estilo e levam consigo uma identidade herdada pelos grandes astros, o que é o caso da banda Guarapuavana, Disaster Boots.
“O som da Disaster Boots é um enigma. Vai muito do que queremos com cada música. Temos muita influência do rock dos anos 70, Stoner Rock, Rock PSicodélico e Funk. Nossas maiores influências são: Led Zeppelin, Black Sabbath, Janis Joplin, Grand Funk Railroad, Rush, The Who, AC/DC, Rolling Stones, Stevie Wonder, Kyuss, Sleep.”, conta o vocalista da banda, Roberto Corrêa Scienza.
Roberto ainda conta que de um tempo para cá Guarapuava está investindo ainda mais nesse estilo musical. “Agora, principalmente, estão realizando alguns festivais legais de música, como o Guarapuava Rock City, o FUCA, a virada cultural e o Saia da Garagem. Alguns lugares diferentes também estão surgindo para criar essa cena, como o Beers House, na quinta-feira, trazendo música ao vivo, isso sem falar do London Pub, que sempre tem alguma coisa rolando.”

Por: Amanda Bastos Maciel


E para encerrar em grande estilo, segue aqui o som da banda Disaster Boots:























Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |