22.10.13

Ilha do Mel



Situada na Baia de Paranaguá, a Ilha do Mel é um ponto turístico muito importante no Paraná. Dos seus 2.700 hectares, apenas 200 hectares têm permissão de uso, o restante é reserva ecológica tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, e desde 1982 ela é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná.
A chegada na Ilha é através de barcos que saem de Pontal do Sul, levando  cerca de  30min, ou de Paranaguá, 1h45min. Para passar os dias na Ilha os turistas dispõem de pousadas, que vão desde a locação do espaço para armar a barraca até quartos exclusivos de diversos tamanhos.
A Ilha do Mel tem uma doçura a mais, encanta qualquer pessoa que goste de ficar em contato com a natureza. A energia do local é tão boa que Paulão, um senhor de aproximadamente cinquenta e poucos anos, uma das “lendas” da ilha, foi cativado pelos seus encantos. Após visitar o local, Paulão, como é carinhosamente chamado pelos nativos e turistas, não quis mais voltar para Curitiba, cidade em que morava. Dono de uma vida cercada de dinheiro e luxúria, ele conta que largou sua casa, carros, empresas e uma das suas paixões, as suas Harley Davidson, para passar a morar em uma barraca com espaço para duas pessoas em um camping da Ilha.
Paulão diz que sua maior riqueza é uma boa conversa com os visitantes, dono de uma barba de mais de 40 sentimentos ele tem histórias e tanto para contar. Encontrou sua fortuna na natureza e na simplicidade, para quem quiser ter um dedo de proza com o famoso Paulão é só ir até o camping Canto da Vó.


A ilha possui  alguns pontos turísticos, entre eles está:

Farol das Conchas, para modernizar a navegação comercial brasileira o Imperador D. Pedro II ordenou, em 1870, o início das obras, realizadas por uma empresa inglesa sob a supervisão do engenheiro Zózimo Barroso. Os materiais foram importados da Escócia e foi Inaugurado em 1º de abril de 1872, localizado no alto do Morro das Conchas, pode ser avistado de quase todos os pontos da Ilha do Mel.


Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, único monumento militar do século XVIII existente no Paraná, instalado nos contrafortes do Morro da Baleia, erguido com paredes de um metro e meio de espessura, a Fortaleza foi concluída em 23 de abril de 1769. No alto do Morro da Baleia, junto à Fortaleza, estão canhões e trincheiras de pedras. É o chamado “Labirinto dos Canhões”. Há também um mirante  com uma incrível vista panorâmica. Chega-se até lá por trilha no morro.


Gruta de Encantadas, situada na parte sul da Ilha, é o patrimônio natural mais importante da Ilha do Mel. O morro da Gruta, formado por um tipo de rocha chamado migmatito é dividido por um veio de rocha negra, o diabásio. A Gruta se formou pela ação do mar sobre o diabásio e hoje desperta a curiosidade dos que visitam a região



Texto: Amanda Bastos Maciel 
Fotos: Jaime Martini/internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |