11.11.13

Países na Copa

A Copa do Mundo de 2014 está chegando, e como aqui no Brasil, futebol também é cultura, o GorpaCult virá com uma série, que trará um pouco mais sobre cada país que participará do evento, sua cultura e como o futebol está ligada naquele país.

E para começar, o país escolhido foi a Colômbia.


A Colômbia é um país com mais de 45 milhões de habitantes que se distribuem pelos seus mais de dois milhões de quilômetros quadrados. É uma República Presidencialista, e as suas costas abarcam tanto o Oceano Pacífico como o Mar das Caraíbas, sendo um dos poucos países sul-americanos que podem dizer que tem costa de ambos os lados do território. Sua capital é Bogotá.
É um país culturalmente diverso, com pequenos hábitos que se instalaram no interior ou nas áreas mais povoadas. Teatros, museus, bibliotecas, cinemas, estão espalhados por todo o país.
Festivais de Jazz em Bogotá e Medellín, Festival de Poesia de Medellín e o Tango são algumas das atividades culturais mais marcantes nas grandes cidades.
A música tradicional colombiana deriva de uma mistura de influências africanas, europeias (especialmente espanholas), bem como das formas musicais modernas da América e das Caraíbas, como de Trinidad e Tobago, Cuba e Jamaica. É frequente referir-se, como música nacional, a cúmbia, que é a música típica nacional, mas o país tem como sua principal marca a cantora Shakira.
Por tradição, a Colômbia é marcada pela sua rica gastronomia, e pela sua oferta turística, um dos destinos mais destacados da América do Sul, um dos melhores para praticar turismo, com uma oferta cultural, mas também de lazer, que é uma das mais completas do planeta.
E se tratando de esporte, a Colômbia é um país com diversas possibilidades esportivas, tais como o mergulho,  surf ou natação no seu litoral, mas seu esporte principal, sem dúvidas, é o futebol.
Como já acontece, na maioria dos países da América Latina, o futebol é o esporte de maior destaque e credibilidade do país. Ver os jogos pela televisão é um dos passatempos nacionais mais populares, apesar de sua seleção, não ser uma marca forte ainda nesse sentido.

O título mais importante do futebol colombiano é a Copa América de 2001, jogada em seu próprio país. Obteve também um vice-campeonato em 1975, três terceiros lugares em 1987, 1993, 1995 e um quarto lugar em 2004. Na Copa do Mundo sua melhor colocação foi um 14º Lugar em 1962. E agora, depois de 16 anos sem participar do maior evento esportivo do mundo, ela esta de volta, com potencial, podendo surpreender. 

Por: Diana Pretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |