Pular para o conteúdo principal

Coca-Cola

Coca-Cola, a bebida mais famosa do mundo, a marca considerada por muito tempo, como a mais rentável de todas, foi criada em 1886, pelo farmacêutico John Pemberton. Ele que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça, fez uma mistura líquida de cor caramelo, então, a levou em sua farmácia onde oferecia a seus clientes aquela espécie de xarope por 5 centavos o copo. Jamais podendo imaginar o sucesso que aquele produto se tornaria.
Frank Robinson, contador de Pemberton, batizou a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome com sua própria caligrafia que se mantém até hoje. A data oficial de nascimento da Coca-Cola fica sendo 08/05/1886.
Em 1894, ao procurar um meio de levar a Coca-Cola para um piquenique, um comerciante de doces tornou-se a primeira pessoa a engarrafar a Coca-Cola, trazendo com essa inovação, um novo conceito de mercado, que levou a Coca-Cola para uma distribuição mais ampla. A inconfundível garrafa de Coca-Cola, conhecida em todo mundo, foi desenhada em 1916 pela Root Glass Company, que levou em conta seu fácil manuseio. Na época, devido às suas curvas, apelidaram a garrafa de Coca-Cola de Mae West, comparando-a à famosa atriz de cinema daquela época, conhecida por sua sensualidade.
Desde que a Coca-Cola usou o slogan "Deliciosa e Refrescante", no ano de 1886, a sua publicidade vem refletindo alegria e as coisas boas da vida, entre elas estão:


"A pausa que refresca"
"Isto faz um bem"
"Tudo vai melhor com Coca-Cola"
"Isso é que é "Coca-Cola dá mais vida"
"Abra um sorriso"
"Coca-Cola é isso aí"
"Emoção pra valer"
"Sempre Coca-Cola"
"Curta Coca-Cola"
"Gostoso é Viver"
"Essa é a Real"

Já no Brasil, a primeira fábrica de Coca-Cola foi instalada em 1942, na cidade do Rio de Janeiro. De 1945 até hoje, as franquias da Coca-Cola espalharam-se por todo o país, existindo atualmente 18 grupos de Fabricantes que operam 38 fábricas e 141 linhas de produção.
Aqui, os consumidores bebem anualmente 6,2 bilhões de litros, estando em terceiro colocado no ranking mundial de vendas dos produtos Coca-Cola atrás apenas de estados Unidos e México.
O sistema Coca-Cola no Brasil gera 26 mil empregos diretos e mais de 200 mil indiretos, atendendo a cerca de 1.000.000 de pontos-de-venda. Sendo que no Brasil o Sistema Coca-Cola detém mais de 50% do mercado total de refrigerantes.


Confira abaixo o link, com 125 curiosidades sobre a Coca-Cola!

Por: Diana Pretto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO DA OBRA "VÁRIAS HISTÓRIAS", DE MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de família pobre e mulato, sofreu preconceito, e  perdeu a mãe na infância, sendo criado pela madrasta. Apesar das adversidades, conseguiu se instruir. Em 1856 entrou como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional. Posteriormente atuou como revisor, colaborou com várias revistas e jornais, e trabalhou como funcionário público. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Algumas de suas obras são Memórias Póstumas de Brás Cubas , Quincas Borba , O Alienista , Helena , Dom Casmurro e Memorial de Aires . Faleceu em 29 de setembro de 1908. Contexto Histórico Várias histórias foi publicado em 1896, fazendo parte do período realista de Machado de Assis. Os contos da obra são profundamente marcados pela análise psicológica das personagens, além da erudição e intertextualidade que transparecem, como por ex., referências à música clássica, a clássicos da literatura, bem c

Pintores Paranaenses

A partir do século XIX, a pintura passou a se desenvolver no Paraná, incentivada por pintores como o imigrante norueguês Alfredo Andersen, e Guido Viaro, o segundo vindo da Itália. Ambos dedicaram-se ao ensino das artes visuais, além de pintarem suas obras inspiradas principalmente nas paisagens e temas do cotidiano paranaense. Responsáveis também pela formação de novas gerações de artistas no estado, como o exemplo de Lange Morretes, Gustavo Kopp e Theodoro de Bona, todos nascidos no Paraná. Alfredo Andersen, apesar de norueguês, viveu muitos anos em Curitiba e Paranaguá, e ainda hoje é tipo como o pai da pintura paranaense. Foi ele o primeiro artista plástico atuar profissionalmente e a incentivar o ensino das artes puras no estado. Ele se envolveu de forma muito intensa com a sociedade paranaense da época em que viveu, registrando sua história e cultura. Rogério Dias, outro grande exemplo, sempre foi autodidata, sua trajetória artística tem sido uma soma de anos de paciente

“Esta terra tem dono!”

Do alto, o Cacique Guairacá observa a cidade. Imortalizado em bronze, junto ao seu lobo, ele vigia os moradores e dá boas vindas aos visitantes. Sem dúvida ele é o símbolo de Guarapuava, que traz suas raízes indígenas estampadas até no nome. Uma das vertentes históricas, afirma que o Cacique Guairacá, viveu por estas terras em meados do século XVII. Nessa época, o tratado de Tordesilhas dividia a América do Sul ao meio (ou nem tanto) e Guarapuava se situava em terras espanholas. E como toda grande colonização desta época, havia a opressão indígena – seja a escravização por armas ou pela catequização, tiveram sua cultura esmagada pelo cristianismo europeu.  E também como no Brasil inteiro, houve resistência por parte dos índios. Mas ao contrário do resto da América, aqui tinha o Cacique Guairacá, que complicou muito a vida dos colonizadores.  Armado com lanças e arco e flecha, ele comandou embates aos berros de “CO IVI OGUERECO YARA!” (ou “Esta terra tem dono”). E o