13.12.13

Coca-Cola

Coca-Cola, a bebida mais famosa do mundo, a marca considerada por muito tempo, como a mais rentável de todas, foi criada em 1886, pelo farmacêutico John Pemberton. Ele que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça, fez uma mistura líquida de cor caramelo, então, a levou em sua farmácia onde oferecia a seus clientes aquela espécie de xarope por 5 centavos o copo. Jamais podendo imaginar o sucesso que aquele produto se tornaria.
Frank Robinson, contador de Pemberton, batizou a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome com sua própria caligrafia que se mantém até hoje. A data oficial de nascimento da Coca-Cola fica sendo 08/05/1886.
Em 1894, ao procurar um meio de levar a Coca-Cola para um piquenique, um comerciante de doces tornou-se a primeira pessoa a engarrafar a Coca-Cola, trazendo com essa inovação, um novo conceito de mercado, que levou a Coca-Cola para uma distribuição mais ampla. A inconfundível garrafa de Coca-Cola, conhecida em todo mundo, foi desenhada em 1916 pela Root Glass Company, que levou em conta seu fácil manuseio. Na época, devido às suas curvas, apelidaram a garrafa de Coca-Cola de Mae West, comparando-a à famosa atriz de cinema daquela época, conhecida por sua sensualidade.
Desde que a Coca-Cola usou o slogan "Deliciosa e Refrescante", no ano de 1886, a sua publicidade vem refletindo alegria e as coisas boas da vida, entre elas estão:


"A pausa que refresca"
"Isto faz um bem"
"Tudo vai melhor com Coca-Cola"
"Isso é que é "Coca-Cola dá mais vida"
"Abra um sorriso"
"Coca-Cola é isso aí"
"Emoção pra valer"
"Sempre Coca-Cola"
"Curta Coca-Cola"
"Gostoso é Viver"
"Essa é a Real"

Já no Brasil, a primeira fábrica de Coca-Cola foi instalada em 1942, na cidade do Rio de Janeiro. De 1945 até hoje, as franquias da Coca-Cola espalharam-se por todo o país, existindo atualmente 18 grupos de Fabricantes que operam 38 fábricas e 141 linhas de produção.
Aqui, os consumidores bebem anualmente 6,2 bilhões de litros, estando em terceiro colocado no ranking mundial de vendas dos produtos Coca-Cola atrás apenas de estados Unidos e México.
O sistema Coca-Cola no Brasil gera 26 mil empregos diretos e mais de 200 mil indiretos, atendendo a cerca de 1.000.000 de pontos-de-venda. Sendo que no Brasil o Sistema Coca-Cola detém mais de 50% do mercado total de refrigerantes.


Confira abaixo o link, com 125 curiosidades sobre a Coca-Cola!

Por: Diana Pretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |