23.12.13

Países na Copa: Costa Rica

Faltam menos de seis meses para a Copa do Mundo 2014 da FIFA começar, e o Gorpacult continua sua série contando um pouco mais da cultura de cada um dos 32 países que farão parte da competição. Dessa vez, a Costa Rica é o país abordado.
                A ilha onde se localiza a Costa Rica foi descoberta e batizada por Cristóvão Colombo, em sua quarta expedição à América. Foi chamada assim pela grande abundancia de ouro que continha em seu território. Foi anexada como província à Guatemala, e só veio a adquirir sua independência no ano de 1821.
                A Costa Rica faz parte da América Central, possui 51.100km² de área territorial e uma população de mais de quatro milhões de habitantes. Sua fauna e flora são ricas em diferentes espécies, principalmente as orquídeas: são mais de 1000 espécies diferentes da planta. Além disso, o país tem diversas reservas naturais e leis de proteção ao meio ambiente, não é a toa que o Rio Savegre, localizado a 130km da capital San José, foi eleito o rio mais limpo do continente americano.
                A economia costarriquenha sempre foi a base de exportações de produtos como banana, abacaxi e café. Porém, nos últimos anos o que mais cresce no país é o turismo, já que o país oferece diversas opções de entretenimento turístico, que vão desde vulcões até as antigas construções espanholas.
                Outro fato interessante sobre a Costa Rica é o de que é um dos poucos países do mundo a não possuir exército. As forças armadas foram abolidas em 1948 e continuou assim desde então, a segurança do país é feita pela guarda civil. A Costa Rica é uma república presidencialista democrática, e a atual presidente é Laura Chinchilla Miranda, primeira mulher a governar o país, eleita em 2010.
                O futebol é o esporte mais popular da Costa Rica. Essa será a quarta vez que o país disputará uma Copa do Mundo,
sua melhor campanha foi em 1990, quando a seleção costarriquenha conseguiu passar da primeira fase e caiu nas oitavas-de-final. A sorte não acompanhou o país nesse ano, e no sorteio dos grupos a Costa Rica ficou no temível grupo da morte, com Itália, Uruguai e Inglaterra. Apesar disso, os torcedores estão confiantes de que a Costa Rica pode surpreender, suas maiores esperanças estão nos pés de Bryan Oviedo, lateral do Everton, da Inglaterra e principalmente do atacante Joel Campbell, que atualmente joga pelo Real Bétis, da Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |