4.12.13

Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014


Nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo do Brasil em 2014 conhecerão seu destino. O sorteio que decidirá os grupos da Copa será realizado na Costa do Sauípe - BA, às 14h. Foram escalados para comandar a cerimônia de uma hora e meia o casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert.
                Antes mesmo da FIFA divulgar como os sorteios seriam realizados, houve muita discussão sobre a separação dos potes e a mecânica do sorteio, pois pela primeira vez na história das Copas, oito seleções campeãs do mundo estarão presentes, aumentando assim, a dificuldade do torneio.
                Para efetuar um sorteio mais equilibrado, a FIFA decidiu mudar os critérios habituais. A nova divisão dos potes consiste nos parâmetros geográficos e esportivos que a entidade considera justos. Com as novas regras impostas para o sorteio, a probabilidade de três campeões mundiais caírem no mesmo grupo diminuiu consideravelmente.
                O pote 1 é formado pelas seleções cabeças de chave, definidas pelo ranking da FIFA, são elas: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, Suíça e Uruguai. O segundo pote tem sete integrantes, cinco africanos mais Equador e Chile. O pote 3 terá quatro representantes asiáticos e mais quatro da CONCACAF (América do Norte e Central). Encerrando, o quarto pote terá nove seleções europeias.
Sorteio:
- o sorteio iniciará pelo pote 4, onde uma seleção europeia será realocada para o pote 2.
- em seguida, as seleções cabeças de chave, do pote 1, serão distribuídas do grupo A ao H.
- as quatro seleções sul-americanas que são cabeças de chave deverão ser colocadas em um novo pote, denominado pote X. Uma seleção será sorteada e o país europeu que foi sorteado para o pote 2 entrará no grupo dessa seleção.
- as seleções do grupo 2 serão sorteadas, porém Chile e Equador não poderão entrar em um grupo em que o cabeça de chave também seja sul-americano.
- os potes 3 e 4 serão sorteados normalmente.
Pote 1
Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, Suíça e Uruguai.
Pote 2
Argélia, Camarões, Chile, Costa do Marfim, Equador, Gana e Nigéria.
Pote 3
Austrália, Coréia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Honduras, Irã, Japão e México.
Pote 4
Bósnia Herzegovina, Croácia, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal e Rússia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |