Pular para o conteúdo principal

O Oscar


No dia 02 de março, será realizada a 86ª cerimônia de entrega da premiação máxima do cinema: o Oscar. Por conta disso, o Gorpacult vai contar um pouco da história e das curiosidades por trás desse, que é um dos maiores eventos televisivos do mundo.
A primeira edição do Academy Awards ocorreu em 19 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt em Holywood, e passou a ser televisionado para os EUA e Canadá somente em 1953. Apenas em 1969 a cerimônia do Oscar começou a ser exibida em âmbito mundial. Hoje em dia, mais de um bilhão de pessoas espalhadas em mais de 200 países assistem a premiação.
Existem muitas teorias de como e por que o Prêmio de Mérito da Academia foi apelidado de Oscar. Uma das mais populares, diz que Margareth Herrick, secretária-executiva da Academia, ao ver o prêmio, exclamou: “Minha nossa! Se parece muito com meu tio Oscar!”. Essa versão foi divulgada por um jornalista que estava presente no local, e depois de sua publicação, o apelido ganhou fama. Tanta fama que hoje o “Academy Awards” é reconhecido popularmente por Oscar.
Atualmente, existem 25 diferentes prêmios, que consagram desde a parte mais técnica do filme até sua estética aos olhos. Os principais prêmios são os de Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Ator e Atriz; Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes; Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado. O Oscar também premia os melhores filmes em língua-estrangeira e melhor animação.

A pessoa que mais recebeu indicações ao Oscar é Walt Disney, foram 59, das quais ele ganhou 22 vezes. São 14 indicações a mais do que o segundo colocado, Alfred Newman.
Katharine Hepburn é quem mais faturou o prêmio entre os atores: quatro vezes. Outros cinco atores ganharam a estatueta por três vezes, mas somente Daniel Day-Lewis ganhou as três por um papel principal.
Até então, apenas quatro filmes foram indicados a 10 categorias diferentes: Ben-Hur (1960), recebeu 12 indicações; Amor, Sublime Amor (1962), recebeu 10 indicações; Titanic (1998), recebeu 14 indicações e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2004), recebeu 11 indicações. O último, dirigido por Peter Jackson, foi o único a faturar todos os 11 prêmios.
O Brasil já concorreu à estatueta por 11 vezes, mas nunca ganhou nenhum prêmio. Central do Brasil (1999), que teve indicações a Melhor Filme em Língua-estrangeira e Melhor Atriz, pela ótima atuação de Fernanda Montenegro, é tido como um dos filmes mais injustiçados pela Academia, pois para muitos, merecia ter ganho os dois prêmios. Outro que entra nesse mérito é Cidade de Deus (2005), indicado a Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem.
Nessa edição, nove filmes foram indicados a categoria de Melhor Filme (até 2013, somente cinco longas eram indicados). São eles: Trapaça; Capitão Phillips; Nebraska; Philomena; O Lobo de Wall Street; 12 Anos de Escravidão; Gravidade; Ela e Clube de Compras Dallas.

Fontes:
http://ultimosegundo.ig.com.br/oscar/
http://www.eudesign.com/oscars/osc-curi.htm
http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2014/noticia/2014/02/com-sindicatos-divididos-oscar-e-um-dos-mais-disputados-em-10-anos.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO DA OBRA "VÁRIAS HISTÓRIAS", DE MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de família pobre e mulato, sofreu preconceito, e  perdeu a mãe na infância, sendo criado pela madrasta. Apesar das adversidades, conseguiu se instruir. Em 1856 entrou como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional. Posteriormente atuou como revisor, colaborou com várias revistas e jornais, e trabalhou como funcionário público. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Algumas de suas obras são Memórias Póstumas de Brás Cubas , Quincas Borba , O Alienista , Helena , Dom Casmurro e Memorial de Aires . Faleceu em 29 de setembro de 1908. Contexto Histórico Várias histórias foi publicado em 1896, fazendo parte do período realista de Machado de Assis. Os contos da obra são profundamente marcados pela análise psicológica das personagens, além da erudição e intertextualidade que transparecem, como por ex., referências à música clássica, a clássicos da literatura, bem c

Pintores Paranaenses

A partir do século XIX, a pintura passou a se desenvolver no Paraná, incentivada por pintores como o imigrante norueguês Alfredo Andersen, e Guido Viaro, o segundo vindo da Itália. Ambos dedicaram-se ao ensino das artes visuais, além de pintarem suas obras inspiradas principalmente nas paisagens e temas do cotidiano paranaense. Responsáveis também pela formação de novas gerações de artistas no estado, como o exemplo de Lange Morretes, Gustavo Kopp e Theodoro de Bona, todos nascidos no Paraná. Alfredo Andersen, apesar de norueguês, viveu muitos anos em Curitiba e Paranaguá, e ainda hoje é tipo como o pai da pintura paranaense. Foi ele o primeiro artista plástico atuar profissionalmente e a incentivar o ensino das artes puras no estado. Ele se envolveu de forma muito intensa com a sociedade paranaense da época em que viveu, registrando sua história e cultura. Rogério Dias, outro grande exemplo, sempre foi autodidata, sua trajetória artística tem sido uma soma de anos de paciente

“Esta terra tem dono!”

Do alto, o Cacique Guairacá observa a cidade. Imortalizado em bronze, junto ao seu lobo, ele vigia os moradores e dá boas vindas aos visitantes. Sem dúvida ele é o símbolo de Guarapuava, que traz suas raízes indígenas estampadas até no nome. Uma das vertentes históricas, afirma que o Cacique Guairacá, viveu por estas terras em meados do século XVII. Nessa época, o tratado de Tordesilhas dividia a América do Sul ao meio (ou nem tanto) e Guarapuava se situava em terras espanholas. E como toda grande colonização desta época, havia a opressão indígena – seja a escravização por armas ou pela catequização, tiveram sua cultura esmagada pelo cristianismo europeu.  E também como no Brasil inteiro, houve resistência por parte dos índios. Mas ao contrário do resto da América, aqui tinha o Cacique Guairacá, que complicou muito a vida dos colonizadores.  Armado com lanças e arco e flecha, ele comandou embates aos berros de “CO IVI OGUERECO YARA!” (ou “Esta terra tem dono”). E o