14.2.14

Países na Copa - Argentina

Mais um capítulo sobre a série do Gorpacult, Países na Copa, que vem abordando a cultura dos 32 países que irão participar da Copa do Mundo aqui no Brasil. Dessa vez, o país escolhido foi nossa vizinha irmã, Argentina.
País sempre muito lembrado pelo seu tango, vinho e o futebol, a Argentina possui muitas outras atrações culturais, tanto construídas pelo seu povo, como suas belezas naturais. Outras expressões artísticas como o teatro, a pintura, a escultura, a música e a literatura, também representam o país.
A Argentina é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola.
Buenos Aires é uma das grandes capitais do teatro. O Teatro Colón é um ponto de referência nacional para os espetáculos de ópera e música clássica. Construído em finais do século XIX, a sua acústica é considerada a melhor do mundo. Na literatura, a Argentina destaca-se pela qualidade dos seus escritores, que, em muitos casos, se posicionaram como referências da literatura latino-americana. É o exemplo de Jorge Luis Borges, talvez o escritor mais reconhecido da América Latina. 
No país existem dois gêneros musicais típicos, como representantes de duas regiões diferentes: o tango, mais representativo de Buenos Aires que do resto do país, é o símbolo musical dos argentinos no exterior. E o folclore, que é mais representativo do interior do país e tem como principais expoentes Mercedes Sosa, Horacio Guarany, Los Nocheros, entre outros.
O esporte mais popular na Argentina é sem dúvidas o futebol, ele é quem desperta as maiores paixões e torcidas. Seus dois principais jogadores, Diego Armando Maradona, e Lionel Messi, são ídolos eternos em seu país. Muito popular também por sua eterna rivalidade com o Brasil, tanto seus clubes, como suas respectivas seleções, considera por muitos como a maior rivalidade do mundo.
A seleção argentina é uma das mais bem sucedidas, vencedora da Copa do Mundo de 1978 e da Copa do Mundo de 1986, 14 títulos da Copa América, Copa das Confederações de 1992, entre muitos outros títulos, promete agora, na Copa do Brasil, acirrar ainda mais sua rivalidade, e estragar os planos da seleção brasileira. 

Por: Diana Pretto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |