5.2.14

Países na Copa - Uruguai

            Continuando a série especial do Gorpacult que apresenta um pouco da cultura dos 32 países que disputarão a Copa do Mundo da FIFA em junho, o foco de hoje é o Uruguai.

            Recentemente, o Uruguai destacou-se na mídia raças a personalidade nada convencional - para um político, de seu presidente, Pepe Mujica. Suas atitudes e consciência política impressionaram todo o mundo, alguns deputados uruguaios e uma ONG holandesa indicaram-no ao Nobel da Paz.
            Além de seu presidente, outro ponto levou o Uruguai a ser destaque mundial: a liberação do consumo da maconha. Com isso, o país se tranformou no primeiro do mundo a ter um mercado legal da erva. É claro, com restrições quanto à venda e cultivo.
            Seu território fez parte do Império do Brasil até 1828, como a província de Cisplatina. Depois da independência, uma guerra civil começou na República Oriental do Uruguai, por 13 anos os Blancos efrentaram os Colorados. Hoje em dia, o Uruguai é um país democrático e é considerado exemplo em medidas relacionadas com direito civil e democratização da sociedade.
           É o segundo menor país da América do Sul, com apenas 176.214km² de extenção. A maior cidade do Uruguai é a capital Montevidéu, a cidade tem a maior qualidade de vida entre as latino-americanas e está entre as 30 mais seguras do mundo. A capital uruguaia concentra quase metade da população do país, mais de um milhão e trezentas mil pessoas vivem lá, sendo que em todo o país são quase 3,5 milhões.

            O idioma oficial do país é o espanhol uruguaio, que sofreu modificações do original devido ao grande número de imigrantes italianos. O inglês é bastante usado no mundo dos negócios e seu estudo vem aumentando bastante nos últimos anos, outra língua bastante falada é o português, ou o portunhol. O Uruguai é um dos poucos países não lusófonos que tem a língua portuguesa como matéria obrigatória na grade escolar.
            O catolicismo é a religião com mais adeptos no país. O Uruguai não possui religião oficial, portanto igreja e estado são separados. O atual presidente Pepe Mujica já declarou ser ateu, ele está acompanhado por mais 17% da população uruguaia, o país possui o maior índice de ateísmo da América do Sul.
            Já no futebol, o Uruguai sempre foi destaque. Após anos sem conquistar títulos, a nova geração uruguaia tem dado alegrias ao seu povo. A seleção uruguaia possui duas copas do mundo. Em 1930, primeira edição do torneio, os uruguaios se sagraram campeões e repetiram o feito em 1950, contra o Brasil em pleno Maracanã.

            A Seleção Uruguaia vem para a Copa no Brasil como um adversário forte e que pode surpreender. Foi cabeça-de-chave no sorteio e caiu no grupo C, que tem Costa Rica, Inglaterra e Itália. Todas as fichas dos torcedores uruguaios estão depositadas na dupla de ataque, formada por Edinson Cavani e Luisito Suárez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |