1.4.14

Encontro com o Cinema Alemão no Cine Unicentro

O cinema alemão tem uma importância e influência enormes para o formato artístico do conteúdo audiovisual atual. Filia-se ao expressionismo alemão, do início dos anos 1920, que mostrou uma nova forma de fazer cinema, com maiores destaques a histórias sombrias e personagens bizarros. O expressionismo alemão buscava mostrar o imaginário humano e suas angústias, utilizando em sua composição, elementos fantásticos como cenários surreais, distorcidos e jogos de luzes. Esse movimento influenciou muitas outras vertentes do cinema, principalmente o americano, pois durante o regime nazista na Alemanha, muitos cineastas e atores fugiram para os Estados Unidos. Um dos filmes que mais representa o expressionismo alemão é o filme “O Gabinete do Dr. Calligari”, de 1919.
Anos após a queda de Hitler, um novo movimento cinematográfico surgiu na Alemanha inspirado pela Nouvelle Vague francesa. O chamado Novo Cinema Alemão teve cineastas como Rainer Weiner Fassbinder, Alexander Kluge e Werner Herzog. Esse movimento se caracterizou, principalmente, pelas críticas sociais e políticas inseridas pelos cineastas nas suas produções, fazendo oposição ao cinema de puro entretenimento.
Para celebrar e homenagear o cinema alemão, o Cine Unicentro recebe, a partir do dia 7 de abril, a mostra “Encontro com o Cinema Alemão”, que apresentará vários filmes produzidos no final do século 20 e início do século 21 originários dessa importante escola cinematográfica.
No total, 10 longas foram disponibilizados para a mostra graças a uma parceria entre o Sesc e o Goethe-Institut. Os filmes abordam questões importantes sobre a sociedade ocidental, a cultura alemã e a unificação da Alemanha Oriental após a queda do Muro de Berlim.
A entrada é gratuita.
Programação:

07/04 às 14h – A Vida é um Canteiro de Obras
07/04 às 19h30 – Berlin is in Germany
08/04 às 14h – Nenhum Lugar para Ir
08/04 às 19h30 – Adeus Lenin!
09/04 às 14h – Sonnenallee
09/04 às 19h30 – 4 Dias em Maio
10/04 às 14h – Yella
10/04 às 19h30 – Bem Vindo à Alemanha
11/04 às 14h – Todos os Outros
11/04 às 19h30 – O que Permanece

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |