25.4.14

Unicentro forma time de futebol americano, o Unicentro Knights


Nos Estados Unidos o futebol americano tornou-se dominante na metade do século XX. A tradição dos universitários de disputar os jogos atraía público nacional para a formação das equipes colegiais. Até hoje, nos EUA o futebol universitário possui força e popularidade.

No Brasil, essa popularidade ainda não foi almejada, mas há pessoas determinadas para fazer com que essa história mude, uma delas é Nykolas Surek, ex-estudante de Educação Física da Universidade Estadual do Centro Oeste, que fez do futebol americano um projeto de extensão aprovado pela Universidade e ganhou apoio do professor Paulo Machinski e a Divisão de Esportes da Unicentro.

 “Comecei a gostar do esporte após assistir jogos da NFL, National Football League, a liga profissional dos Estados Unidos. Então, quis trazer essa modalidade para Irati e, felizmente, deu certo. Montei o projeto de Futebol Americano e ele foi aceito, tanto pelos coordenadores quanto pelos recém atletas que, no total, somam 71 e com vagas ainda abertas.

Assim como nos EUA o público nacional e regional também são atraídos, o time possui atletas de Irati, Rebouças, Teixeira Soares. Atletas que, segundo Nykolas, estão correndo atrás de patrocínio. “Estamos atrás de empresas para que possamos praticar o esporte. Quem sabe, no futuro, termos um salário para poder jogar, ou para poder treinar, ou ser o técnico da equipe. Mas, no momento, apenas não queremos ter os altos gastos em viagem, locomoção, taxa de inscrição em campeonatos e arbitragem”, conta.

Campeonato Paranaense
O Unicentro Knights está participando do Campeonato Paranaense de Futebol Americano, que está na terceira rodada. Oito equipes disputam o campeonato, sendo que existem 16 equipes oficiais de futebol americano no Paraná. Infelizmente, os Knights estão em ultimo lugar, mas deram a palavra de que, com o tempo, haverá mais técnica e consequentemente melhores desempenhos.



 

Para quem quiser assistir o Unicentro Knights,
sábado, dia 26/04, no Estádio Coronel Emilio
Gomes, haverá jogo contra o Paraná HP.




Texto: Amanda Bastos Maciel
Fotos: Arnaldo Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |