8.5.14

Países na Copa: Honduras

Honduras, um dos quatro representantes da CONCACAF na Copa do Mundo é a escolhida da vez na série especial do Gorpacult sobre os países da copa.
                Honduras é um pequeno país situado na América Central. A palavra “Honduras” tem origem espanhola e significa “profundezas”, foi batizada assim devido a profundidade de seus litorais. Seu território foi moradia do povo Maia por muito tempo, até a chegada dos europeus e a colonização espanhola. A independência só veio em 1821, antes o país fazia parte do Reino da Guatemala que era comandado pelos espanhóis.
                Apesar de pequeno, o território hondurenho é muito acidentado, como é característica da América Central. O país é repleto de montanhas, planaltos, vales e planícies, além de ter vários rios navegáveis. Tudo isso ajuda a formar sua enorme biodiversidade, estima-se que mais de 70 mil espécies, entre plantas e animais, vivem em suas terras. Mesmo sendo o país mais montanhoso da América Central, é o único a não possuir nenhum vulcão.
                8,2 milhões de pessoas vivem em Honduras, fazendo do país, o quinto mais populoso da América Central. O país já teve três capitais: Trujillo, Comayagua e a atual, Tegucigalpa. A capital hondurenha é a maior e mais populosa cidade do país.
                Honduras é o terceiro país mais pobre da região do Caribe, e tem um IDH de 0,632. Uma das cidades mais violentas do mundo está no país, San Pedro Sula tem um índice negativo de 187,14 assassinatos por 100 mil habitantes. Deixando de lado o Vaticano, Honduras é o país mais católico do mundo proporcionalmente. 97% da população hondurenha é adepta ao catolicismo.
               
A principal fonte de renda de Honduras é a agricultura, e logo depois vem o turismo. O país caribenho é repleto de ruínas Maias. As mais importantes e mais bem conservadas estão em Copán, no oeste do país.
                O esporte mais popular é o futebol, e vem crescendo ainda mais com a boa fase da Seleção. Pela primeira vez, Honduras conseguiu se classificar consecutivamente a uma Copa do Mundo. Essa será a terceira participação do país em Copas, a primeira foi em 1982 e a segunda em 2010.

                No Grupo E, Honduras terá pela frente a Suíça, Equador e França. Para não dar um vexame na competição, o país conta com a experiência do meia Wilson Palacios, do Stoke City da Inglaterra e do artilheiro Jerry Bergston, que atua pelo New England Revolution, dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |