16.6.14

Junho é mês de Arraiá!


Festa de Santo Antônio dia 13 de junho; de São João, dia 24; de São Pedro e São Paulo, dia 29 de junho. O que não faltam são motivos para comemorar as festas juninas durante o mês todo, até chegarem nas julinas. Das comemorações brasileiras, as festas juninas estão entre as mais antigas e mais repletas de histórias. Em nosso País, estão ao lado do Natal e do Carnaval em popularidade.
Marcadas por muitas danças, comemorações, comidas e bebidas típicas, além das divertidas decorações, as festas juninas surgiram na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, quando os portugueses trouxeram para nosso país, muitas características da cultura européia.
Mesmo assim, logo as comemorações foram ganhando o jeitinho brasileiro, e tornaram-se legitimas festas miscigenadas, com ingredientes vindos de diversas culturas.

Comidas Típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são produzidos com esse alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio das festas juninas o arroz doce, o bolo de pinhão, a cocada, o pé-de-moleque, a maça do amor, o quentão e muito mais.

Fogueira 

A luz da fogueira era o aviso de que João Batista havia nascido. De acordo com a lenda católica, o fogo foi o sinal combinado por Isabel para avisar sua prima Maria do nascimento do filho. Antigamente, a fogueira também era usada para afastar os maus espíritos das plantações.

Quadrilha

Teve origem numa dança popular realizada por camponeses europeus durante a Idade Média, trazida para o Brasil no século XIX, se fundiu com danças e tradições culturais brasileiras, onde acabou ganhando seu próprio ritmo.

Tradição Nordestina

Sem dúvidas a região Nordeste é quem mais se destaca nas comemoração de festas juninas, "O Maior São João do Mundo", como é chamado todo o ciclo de festas juninas da região, recebe todo ano milhares de turistas do Brasil todo e até do exterior, que vão apreciar e conhecer umas das mais animadas festas brasileiras.

Por: Diana Pretto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |