8.4.15

Sábados Literários: uma apoteose lusitana



Em sua terceira edição, o projeto Sábados Literários está de volta. Uma ideia que só virou realidade devido a parceira entre a Unicentro, Prefeitura Municipal de Irati,  ALACs e Fundação Denise Stoklos;  ambos buscando incentivar o gosto pelo texto literário, abraçaram a causa que reúne, em Irati, um público admirador de obras literárias e palestrastes renomados.

A abertura do evento, realizado dia 28 de março, teve um público estimado em 80 pessoas e contou com a presença do  Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira, membro titular da Cadeira de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo, que ministrou uma palestra sobre o escritor Fernando Pessoa. “O professor trouxe à baila a produção poética de Alberto Caieiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares. Disse, ainda, aos presentes, que quem não conhece a obra de pessoa(s) deve começar pelo Álvaro de Campos. Afirmou que Pessoa foi o louco mais genial da literatura portuguesa e até hoje os estudiosos tentam entender quem foi o tal Fernando Pessoa”, afirma o professor e organizador do evento, Edson Santos.

Segundo os organizadores, os participantes se propõem a discutir, a partir de um viés literário e histórico, a literatura a partir de obras canônicas da literatura universal. Nesse sentido as palestras oferecerem aos participantes a possibilidade de contato com obras que marcaram a humanidade.

No ano anterior o projeto priorizou obras da Literatura Ocidental, agora, os organizadores estão buscando dar maior visibilidade à Literatura Portuguesa.  Sendo assim, pretendem inserir nos eventos tudo o que consideram verdadeiramente essencial na História da Literatura Portuguesa.

 O evento ocorrerá uma vez por mês no Bosque da Leitura,  na Rua Alfredo Bufren, nº 334. Centro – Irati/PR, sempre das 14h às 17h.


Programação:

Francisco Maciel Silveira e Edson Santos

Prof. Dr. Francisco Maciel Siveira (USP)
28 DE MARÇO - FERNANDO PESSOA

18 DE ABRIL - CAMÕES
Profa. Dra. Clarice Zamonaro (UEM)

30 DE MAIO - ANTERO DE QUENTAL
Profa. Dra. Nathália Ferreira Thimoteo (Unicentro)

20 DE JUNHO - JOSÉ SARAMAGO
Profa. Dra. Marlise Vaz Bridi (USP)
 
 29 DE AGOSTO - FLORBELA ESPANCA
 Profa. Dra. Maria Lúcia Dal Farra (UFS)

 26 DE SETEMBRO – ANTÓNIO GEDEÃO
 Saulo Gomes Thimóteo (UFSS)

 31 DE OUTUBRO - CAMILO CASTELO BRANCO
 Profa. Dra. Flávia Maria Corradin (USP)


 Texto: Amanda Bastos Maciel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |