4.2.16

Três dias de folia em Guarapuava

“Os clarins estão relembrando 
Os nossos velhos carnavais 
Arlequins sensuais 
Amam colombinas 
Dos pompons grenàs 
Passam na visão dos meus sonhos 
Os pierrôs tão tristonhos 
A tocar bandolins
Entre ais 
Implorando em vão 
A ressurreição 
Desses carnavais”
(Trecho da música “Ressurreição Dos Velhos Carnavais” de Lamartine Babo)

Bateria Já Te Aliso em 2015
Foto: Arquivo Pessoal
O Carnaval é uma celebração popular comemorada por muitos brasileiros, com duração de quatro dias, precedente a quarta-feira de cinzas. A festa iniciou-se durante o período colonial através dos escravos e, com o tempo, novas tradições foram surgindo, como: cordões, festas de salão, escolas de samba, marchinhas e muitas outras acabaram sendo incorporadas a essa manifestação cultural também.

Mas se você pensou que ia ficar curtindo o carnaval apenas assistindo o desfile das escolas de samba na televisão, esqueça! Em Guarapuava, todos estão convidados para participar pelo terceiro ano do Bloco Vou Ali e Já Volto, comandado pela Bateria Já Te Aliso.

Muitos guarapuavanos vão fantasiados para entrar no clima
Foto: Arquivo Pessoal

A iniciativa surgiu com a ideia de resgatar antigos blocos de rua da cidade, como “Vou ali e volto já”, “Príncipes do Ritmo” e “Negras Raízes”, além de, homenagear o Sr. Jozoel de Freitas, conhecido como “Tuto”, um dos criadores da primeira escola de samba em Guarapuava, no final da década de 60.  “A característica é de Bloco de Rua, todos podem participar, crianças e adultos”, comenta um dos organizadores, Carlos Eduardo Burkhard.

O bloco segue com ritmos carnavalescos pela cidade
Foto: Arquivo Pessoal

Serão três dias de festa para os foliões. No dia 5, acontece o Grito de Carnaval, seguido pelos dias 7 e 9 de bloco. A Concentração será entre a Xv de Novembro e Saldanha Marinha, às 18h. Vista a sua fantasia e caia na folia!

Texto: André Justus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |