A
internet, palavra que para muitos assusta, para outros é sinônimo de
praticidade e comodidade. Depois que ela surgiu muita coisa mudou, a maneira de
produzir o conteúdo jornalístico, a forma como conversamos, a forma como
compramos e também como ouvimos músicas e assistimos filmes. Como será que a
internet influenciou e está presente na vida de quase todos? Vamos focar em
ouvir música e assistir filmes.
Fitas,
CD’s, DVD’S, discos de vinil, mp3, essas eram as formas mais comuns de se
consumir músicas e filmes até alguns anos. Cabe agora outras duas palavras:
NETFLIX E SPOTIFY, na primeira você pode pagar para assistir filmes em casa, já
a segunda pode ser paga ou gratuita, mas trabalha apenas com música. Essas duas
palavras tratam de diferentes formas de entretenimento, porém têm algo em
comum: a comodidade de não precisar sair
de casa.
Mas
espera aí, se eu não preciso sair de casa para alugar um filme na locadora e
nem para comprar uma cd, isso de alguma forma vai influenciar vários fatores,
como por exemplo na saúde de cada um e também no comércio.
Se
tratando de saúde, temos o sedentarismo versus a tecnologia. O sedentarismo é
gastar poucas calorias seja com atividades físicas ou com atividades diárias.
Aqui, está a tecnologia influenciando mais uma vez o nosso modo de vida. Ela
tende a nos deixar quase o dia todo parados, estáticos no mesmo lugar, ou seja,
fazendo com que a nossa quantidade de movimento diminua.
Com
a internet também nasce toda uma geração (claro que não são todas as pessoas)
que se acostumou com o comodismo. Por que eu vou sair da minha casa para
comprar um CD de uma banda famosa se eu posso ter ele aqui na palma da minha
mão? O que para muitos era ritual até o final dos anos 2000 [alugar fitas ] hoje
quase ninguém lembra que existe.
Já
por outro lado é muito triste para alguém que aluga filmes em uma loja física
ver que seus concorrentes como Netflix e Popcorn Time estão fazendo com que
muitas locadoras fechem as portas, sem contar que temos também os piratas. Os
números comprovam isso, o preço é barato (o pacote mais simples custa 19,90 já
o mais caro custa 29,90) e já são mais de trinta e sete milhões de assinantes espalhados
por quarenta países.
Mas
será que locadoras e lojas de disco estão com os dias contados? Não. Muitas
pessoas ainda hoje gostam e preferem ter discos e DVD’s em forma física para guardar
ou porque gostam de colecionar. Quem escreve este texto por exemplo, tem menos
de 20 anos, ele ainda pegou o tempo das fitas cassete, mas também já passou
pelo cd, pelo dvd e pelo mp3, e agora está como muitos da mesma idade, fazendo
maratonas de séries e montando playlists para determinados momentos.
No
final é possível perceber que se por um lado a internet e suas comodidades
ajudaram em muito a todos nós, por outro ela prejudicou. As locadoras de filmes
e lojas de discos já estão fazendo estratégias diferentes para manter seus
clientes e da mesma forma cada um deve cuidar da sua saúde.
Texto por Gustavo Dusi
Comentários
Postar um comentário