11.7.16

SORVETE DE CHIMARRÃO

Por Carlos Souza


O Chimarrão é uma iguaria típica do Rio Grande do Sul, mas que conquistou a região sul do Brasil inteira e até o spaíses com que fazemos fronteira. Essa erva é presente na rotina de muitas pessoas. Seja na escola, no trabalho ou em casa não pode faltar a garrafa térmica cheia de água com o mate ao lado.

Essa bebida é originariamente tomada quente, há algumas exceções e pessoas que bebem fria, mas são raras. A Chaiane Leutner, que é formada em gastronomia teve uma ideia diferente para usar o mate e pensou em fazer um sorvete de Chimarrão diet, mas tudo isso por uma causa nobre.
  
A ideia foi criar um sorvete para pacientes renais de uma Clinica de Hemodiálise da cidade de Guarapuava, os mesmos tem restrição a vários tipos de alimentos, incluindo os líquidos. Através de uma pesquisa feita com a nutricionista da clinica estudada, foram coletadas informações referentes às restrições, hábitos e preferências alimentares dos pacientes.”  Explica Chaiane.

 De acordo com a nutricionista que a gastrônoma consultou, o chimarrão é uma das bebidas prediletas da maioria dos pacientes, porém ele se torna um vilão por ser considerado líquido.
A partir dessas informações surgiu a ideia de transformar a bebida preferida da maioria em algo que fosse saboroso, refrescante (sabor da calda de hortelã) e com o gosto do chimarrão, se tornando uma opção para saciar a sede no verão. Transformando o chimarrão que costuma-se beber quente em algo gelado.

A ideia deu muito certo, e segundo Chaiane quem prova do sorvete, não se decepciona. “Várias pessoas provaram o sorvete e se surpreenderam com o gosto, bem como eu me surpreendi com as reações sensoriais. Praticamente todas as pessoas acharam excelente o gosto e textura, as pessoas que não gostaram tanto e que foram poucas, não apreciaram por não terem hábito de tomar chimarrão.” Conta Chaiane, toda orgulhosa de sua descoberta. Vamos a receita?

Ingredientes:

500 ml Leite
15 g Erva mate peneirada
25 g adoçante culinário
5 g Liga neutra
1 g Emulsificante

Calda
1 porção Hortelã pimenta fresca
100 g Adoçante culinário
125 ml água

Modo de preparo do Sorvete: Ferva o leite, após fervido acrescente a erva mate peneirada e deixe esfriar. No liquidificador, coloque a mistura do leite com a erva, acrescente o adoçante e a liga neutra. Bata durante dois minutos. Leve ao freezer até que fique com uma consistência firme (se utilizar um utensílio de alumínio, o tempo será de uma hora). Retire do freezer corte em pedaços pequenos  e leve para uma batedeira, acrescente o emulsificante e bata até ficar cremoso. Leve para gelar até que fique firme (consistência de sorvete).
Modo de preparo da calda: após higienizar as folhas de hortelã, leve para o liquidificador juntamente com a água, bater até que fiquem bem trituradas. Em uma panela leve ao fogo, acrescente o adoçante e deixe ferver até formar ponto de calda, mais ou menos uns dez minutos. Sirva o sorvete com a calda por cima.
O
bservações: Pode ser trocado o adoçante por açúcar refinado, para 500ml de leite, 100g de açúcar. Para a calda, 100g de açúcar no lugar do adoçante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |