Pular para o conteúdo principal

Her: A sutileza trágica de um relacionamento incomum


Cartaz do filme, lançado em 2013


  Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor de cartas por encomenda e, estando em meio a um complicado processo de divórcio, apaixona-se por sua assistente pessoal – um sistema operacional. Her (2014), filme escrito e dirigido por Spike Jonze, é, em sua superfície, um filme que trata do amor; porém, carrega em si uma carga de conteúdo que vai além, discutindo temas como a efemeridade dos relacionamentos, o uso excessivo de tecnologia e a solidão.
   Sensível, tímido e constantemente confuso com relação à vida, Theodore, quando não está trabalhando, passa seu tempo em casa com seu videogame ou saindo com seus amigos Charles (Matt Letscher) e Amy (Amy Adams), característica que, de certo modo, não o faz ser um clichê de pessoa antissocial; ele, então, adquire o OS1, um sistema operacional com inteligência artificial feminina chamado Samatha (Scarlet Johansson). O relacionamento de Samatha e Theodore surge e se desenvolve de forma gradual: num primeiro momento ela apenas faz sua função de assistente pessoal, lendo seus e-mails, conferindo sua agenda, revisando seus textos e etc., porém, aos poucos, cria-se um laço afetivo entre eles e então, Theodore percebe que Samatha, muito mais que um simples sistema operacional, é capaz de desenvolver sentimentos, entende-los e retribuí-los. Ela, ainda, mostra-se tão insegura e confusa com a vida quanto os outros personagens, pois, em vários momentos, questiona-se sobre sua existência, pega-se preocupada com o fato de não possuir um corpo e a cada minuto do filme, evolui.
   Há, também, a história do relacionamento de Theodore com sua esposa, Catherine (Rooney Mara), contada através de flashbacks que funcionam muito bem no filme e são necessários à narrativa; é possível notar nitidamente os efeitos que a separação causaram a Theodore; sua dificuldade de lidar com o fato é expressa quando eles se encontram para assinar os papeis do divórcio e Catherine, após saber que ele está se relacionando com um OS, diz que isso é resultado de sua incapacidade de lidar com relacionamentos reais. Rooney Mara está muito bem nas poucas vezes em que aparece em cena, seja nas cenas que remetem ao bom período do seu relacionamento com Thedore ou quando as coisas já não estão bem – sendo aqui uma personagem muito fria.
   A sutileza é resultado da cinematografia de Hoyte van Hoytema, composta basicamente pelas três cores primárias. As cores pasteis fazem com que os cenários estejam de acordo com o estado emocional de Theodore – este caracterizado quase sempre com cores de acordo com o cenário.
   O universo do filme é ambientado num futuro relativamente próximo, e assim, toma certas liberdades em relação à tecnologia, entretanto, permanece num período suspostamente próximo para que ainda seja relevante e inevitavelmente amedrontador: até onde o uso da tecnologia interferirá nas relações humanas? Ao tratar desse tema o filme acerta em cheio, afinal, estamos vivendo um período de desenvolvimento e compreensão das ações da tecnologia dentro da vida humana – em muitas cenas do filme vê-se pessoas com sua atenção totalmente centrada em seus celulares, conversando com seus OS e cada vez mais deixando de lado a interação entre pessoas. E isso está presente desde o primeiro momento do filme: Theodore trabalha em uma empresa que “terceiriza” cartas, ou seja, que escreve e envia cartas por encomenda. Porém, essa (in)relação humana não é total e, o filme, já no terceiro arco, tem um desenrolar consideravelmente otimista.
   Um dos pontos negativos foi a substituição de Samantha Morton para o papel de Samatha. Apesar de ser uma personagem que se expressa apenas através de sua voz, o fato de ser uma voz tão característica como a de Scarlet Johansson tira um pouco da capacidade imaginativa do expectador. Assim, constantemente, é possível pegar-me com a imagem da atriz em sua mente.
   Em suma, Her é um filme delicado, bonito e propõe, muito mais que uma simples história de amor, uma série discussões sobre o uso da tecnologia no século XVI; Spike Jonze, já conhecido pela direção de Being John Malkovich, desenvolve o filme sem grandes problemas, exceto no terceiro ato onde o filme, de certa forma, termina de forma simples; os dois pontos fortes são o roteiro e o elenco que, mesmo sendo bom, poderia ser um pouco melhor aproveitado – como a personagem de Amy Adams, por exemplo, que estava muito bem em American Hustle (2013) e aqui deixa a sensação que poderia ser melhor aproveitada.

Texto: Marina Pierine

Comentários

  1. O filme de Jonze não é uma crítica didática e revoltada sobre as relações cibernéticas do mundo de hoje, embora haja certa acidez na abordagem de Jonze sobre esta questão. Scarlett foi maravilhosa no filme, é uma atriz preciosa que geralmente triunfa nos seus filmes. Recém a vi em A Noite é Delas, inclusive a passarão em TV, sendo sincera eu acho que a sua atuação é extraordinário, em minha opinião é a atriz mais completa da sua geração, mas infelizmente não é reconhecida como se deve.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO DA OBRA "VÁRIAS HISTÓRIAS", DE MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de família pobre e mulato, sofreu preconceito, e  perdeu a mãe na infância, sendo criado pela madrasta. Apesar das adversidades, conseguiu se instruir. Em 1856 entrou como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional. Posteriormente atuou como revisor, colaborou com várias revistas e jornais, e trabalhou como funcionário público. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Algumas de suas obras são Memórias Póstumas de Brás Cubas , Quincas Borba , O Alienista , Helena , Dom Casmurro e Memorial de Aires . Faleceu em 29 de setembro de 1908. Contexto Histórico Várias histórias foi publicado em 1896, fazendo parte do período realista de Machado de Assis. Os contos da obra são profundamente marcados pela análise psicológica das personagens, além da erudição e intertextualidade que transparecem, como por ex., referências à música clássica, a clássicos da literatura, bem c

Pintores Paranaenses

A partir do século XIX, a pintura passou a se desenvolver no Paraná, incentivada por pintores como o imigrante norueguês Alfredo Andersen, e Guido Viaro, o segundo vindo da Itália. Ambos dedicaram-se ao ensino das artes visuais, além de pintarem suas obras inspiradas principalmente nas paisagens e temas do cotidiano paranaense. Responsáveis também pela formação de novas gerações de artistas no estado, como o exemplo de Lange Morretes, Gustavo Kopp e Theodoro de Bona, todos nascidos no Paraná. Alfredo Andersen, apesar de norueguês, viveu muitos anos em Curitiba e Paranaguá, e ainda hoje é tipo como o pai da pintura paranaense. Foi ele o primeiro artista plástico atuar profissionalmente e a incentivar o ensino das artes puras no estado. Ele se envolveu de forma muito intensa com a sociedade paranaense da época em que viveu, registrando sua história e cultura. Rogério Dias, outro grande exemplo, sempre foi autodidata, sua trajetória artística tem sido uma soma de anos de paciente

“Esta terra tem dono!”

Do alto, o Cacique Guairacá observa a cidade. Imortalizado em bronze, junto ao seu lobo, ele vigia os moradores e dá boas vindas aos visitantes. Sem dúvida ele é o símbolo de Guarapuava, que traz suas raízes indígenas estampadas até no nome. Uma das vertentes históricas, afirma que o Cacique Guairacá, viveu por estas terras em meados do século XVII. Nessa época, o tratado de Tordesilhas dividia a América do Sul ao meio (ou nem tanto) e Guarapuava se situava em terras espanholas. E como toda grande colonização desta época, havia a opressão indígena – seja a escravização por armas ou pela catequização, tiveram sua cultura esmagada pelo cristianismo europeu.  E também como no Brasil inteiro, houve resistência por parte dos índios. Mas ao contrário do resto da América, aqui tinha o Cacique Guairacá, que complicou muito a vida dos colonizadores.  Armado com lanças e arco e flecha, ele comandou embates aos berros de “CO IVI OGUERECO YARA!” (ou “Esta terra tem dono”). E o