11.4.17

Língua – Vidas em Português

      O documentário Língua – Vidas em Português traz as diversas maneiras em que o Português é falado ao redor do mundo. Conta com participação de grandes pessoas como João Ubaldo Ribeiro, José Saramago, Matinho da Vila e, mostra relatos de pessoas de países não falantes do Português como Macau na China, Goa na Índia, e de países falantes de Português como Brasil, Portugal, Moçambique. 
      O Português é falado de diversas maneiras em todos os países. Percebemos a variação diatópica, quando o padeiro Rosário Macário falante do Português em Goa fala “prefer” e o falante de Português no Brasil fala “prefiro”. Assim, como o sotaque do Dinho falante do Português em Moçambique se difere com o Sotaque de qualquer brasileiro. Por isso, José Saramago diz: “Não há uma língua portuguesa: há línguas em português”.
      Como diz Castilho (2010, p.198), “de todas as variedades do português, a variedade geográfica é a mais perceptível.” Percebemos bastante isso no documentário, pois como foi gravado em vários países, há uma grande variedade geográfica, como por exemplo, a fala do cantor brasileiro vai ser diferente da fala da cantora portuguesa.
      A variação diastrática é perceptível ao compararmos a maneira em que José Saramago, escritor ilustre de Portugal, fala com a maneira que Dinho, o menino que mora no Hotel, fala. Pois, Saramago usa a norma padrão em sua fala, já o Dinho usa  a maneira descritiva.
      O documentário é indicado para quem deseja ter novos conhecimentos sobre as diversas maneiras que nossa língua é falada em países tão diferentes do nosso. Esse documentário se torna ainda mais interessante por filmar pessoas no seu dia-a-dia. Portanto, recomenda-se não apenas para acadêmicos de Letras, mas como para qualquer pessoa falante do Português e que tenha curiosidade de saber como ele é falado nos outros países. Assim, este filme contribui na ampliação de nossos conhecimentos sobre variações linguísticas e também sobre outras culturas, pois, muitas vezes, nos prendemos em que o português é apenas falado no Brasil e em Portugal.

LOPES, Victor; PERREIRA, Renato; WELLER, Suely; MARINHO, Rômulo;. Língua: Vidas em Português. Produção de Renato Pereira e Suely Weller, direção de Victor Lopes e Rômulo Marinho. Brasil/Portugal, Paris Filmes Lk Tel. 2002. DVD ou disponível em    https://www.youtube.com/watch?v=sTVgNi8FFFM, 105 min. Longa metragem. Som direto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |