22.8.17

Conhecendo um pouco da influência da cultura indígena no nosso Paraná



          No Estado do Paraná existem atualmente três etnias indígenas: Guarani, Kaingang e Xetá. a grande maioria vive nas 17 terras indígenas demarcadas pelo governo federal [...]. Professores índios alfabetizam as crianças na língua Guarani ou Kaingang, o que tem contribuído para a valorização dos conhecimentos tradicionais e a conseqüente preservação da identidade cultural. 
       É grande a influência que o paranaense recebeu desses grupos indígenas. Na culinária, além do consumo da erva-mate fria ou quente, adotamos o costume de preparar alimentos com mandioca, milho e pinhão, como o mingáu, a pamonha e a paçoca.
No vocabulário é freqüente o uso de palavras de origem Guarani para designar nomes de espécies nativas de frutas, vegetais e animais. Podemos citar como exemplos: guabiroba, maracujá, butiá, capivara, jabuti, biguá, cutia. De origem Kaingang temos os nomes de municípios como: Goioerê, Candói, Xambrê e Verê. 
       Esses são alguns dos exemplos das influenciais que a cultura indígena trouxe para o Paraná, que está presente no nosso dia a dia, mas que não sabemos das suas origens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
| Design by Free WordPress Themes and Kurpias| Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes and Kurpias |